- Publicidade -

Museu do Amanhã recebe a exposição ‘Em Desconstrução’

Publicado em:

Durante a mostra será realizada a Conferência Metainclusão.

Museu do Amanhã recebe a exposição ‘Em Desconstrução’, com imagens de ativistas e personalidades com o intuito de propor uma reflexão sobre Capacitismo, nos dias 21 e 22 de maio.

A exposição propõe por meio de experiências sensoriais, a reflexão e o diálogo sobre Capacitismo, como são chamados a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência.

Em DesconstruçãoNomes como Pequena Lo (perfil da influenciadora Lorrane Silva), Maria Júlia (primeira modelo brasileira com síndrome de Down a desfilar na Brasil Fashion Week e na semana de moda de Milão), o ator Luciano Zafir, entre outros, foram fotografados para a campanha. Aliás, eles foram retratados por fotógrafos renomados a partir de uma estética de poesia visual.

A exposição é uma iniciativa do movimento Em Desconstrução, projeto anti-preconceito criado por Marcos Guimarães, designer ativista e fundador do Instituto Envolver Mover Tranformar (IEMT), para dar visibilidade, promover discussões e propor ações concretas em torno de preconceitos estruturais.

“A exposição traz uma experiência sensorial imersiva e levará o visitante ao universo da diversidade e complexidade humanas. As possibilidades de contato com o tema são expandidas com a força e a flexibilidade da linguagem digital”, detalha Marcos Guimarães.

‘Em Desconstrução’ conta também com um Graphic motion, uma intervenção de vídeo que acrescenta movimento às fotos, além disso, também conta com realidade aumentada e lighting design, dispositivos utilizados para ampliar a abordagem do Capacitismo.

“Com fluxo de 5 mil pessoas por dia, foco em aceleração de ideias, atividades educativas, um laboratório de experiências em inovação, observatório dos sinais vitais do planeta, além de outros serviços para o público, o Museu do Amanhã foi o local ideal para acolher a exposição e a conferência que integra a programação do evento”, resume Marcos.

A exposição conta com programação paralela sobre diversidade nas empresas.
Durante a mostra, será realizada a Conferência Metainclusão, cujo tema é ‘Empregabilidade para pessoas com deficiência’. Especialistas compartilharão ideias e novos olhares para a diversidade nas empresas.

Os palestrantes confirmados são a escritora e jornalista Flávia Cintra, da TV Globo, que ficou tetraplégica aos 18 anos após um acidente; Flávia Cortinovis, assessora especial da SMPD-RJ e consultora de inclusão e diversidade para empresas; e Marco Pellegrini, Palestrante e Consultor de Acessibilidade, Inclusão e Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

Os temas serão discutidos em três blocos: ‘Os caminhos da diversidade nas empresas’, ‘O ambiente de trabalho e a empregabilidade’ e ‘A inclusão como estratégia de inovação’.  Palestras e rodas de conversas abordarão temas importantes para as empresas com propósito.

O público será convidado a refletir sobre o quanto mudanças estruturais deveriam acontecer organicamente e será estimulado a pensar sobre o nosso lugar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A entrada na exposição é gratuita. Para ter acesso à conferência, é necessário reservar ingressos.

“Nosso objetivo é fortalecer a relação e a integração de todos os agentes sociais a favor da diversidade e da inclusão social. Queremos que os cidadãos se tornem sujeitos atuantes, propondo reflexões e soluções para um ambiente empresarial mais inclusivo e diverso”, finaliza Marcos Guimarães.

Google, McDonald’s, GPTW, Rock in Rio, Grupo Globo, Metrô SP, AME (Associação dos Metroviários Excepcionais), MTRJ (Ministério do Trabalho do Rio De Janeiro) e SAP são algumas das empresas e instituições envolvidas.

SERVIÇO
Exposição e conferência ‘Em Desconstrução’ – Museu do Amanhã
Dias 21 e 22 de maio (sábado e domingo)
Das 10 às 17 horas
Entrada gratuita.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -