O Museu do Pontal apresenta no dia 30 de maio de 2022, às 18h,  no Youtube, um encontro virtual gratuito “Bate-bolas: reinventando a tradição”, sobre a manifestação popular que resiste e se reinventa nos subúrbios do Rio, em especial na Zona Oeste.

Festa, encontro, carnaval. São diversos os sentidos e caminhos que se abrem quando falamos sobre as turmas de bate-bolas da cidade do Rio de Janeiro. O ritual dos bate-bolas reserva uma multiplicidade de simbolismos, imagens, sociabilidades e performances, que têm seu ápice nos dias de folia. Aliás, representam uma manifestação à parte no Carnaval hegemônico carioca, possuindo uma relação direta com seu território.

Com apresentação de Sabrina Veloso, pesquisadora e integrante da turma feminina de bate-bola Brilhetes de Anchieta, a conversa terá a participação de Aline Valadão, historiadora e pesquisadora dos bate-bolas, e de líderes de grupos de bate-bolas: Bryan Laurind, da turma KND, de Realengo; Fabiano Lima, da Turma Bem Feito, de Campo Grande, e Rafael Alberto, da turma Aventura e Fama, de Paciência.

O mês de maio está sendo dedicado à Zona Oeste, na programação do Museu do Pontal, e este encontro pretende discutir toda a complexidade desses personagens dinâmicos, que se reinventam a partir de suas práticas cotidianas e das gerações que vão se integrando a elas, e que têm uma forte relação com o território.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pela plataforma Sympla.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here