- Publicidade -

Premiado fotografo, Aderi Costa, lança livro sobre sua trajetória

Publicado em:

Aderi CostaApós o lançamento no Rio de Janeiro e São Paulo, o fotógrafo e diretor de um dos mais importantes estúdios no setor de publicidade e cinema do país, Aderi Costa lançará  o livro de retratos Cais em Santo Antônio do Monte, sua cidade natal.

Premiado pelo mercado publicitário, prêmio fotógrafo do ano, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP) nos anos de 2002, 2009 e 2014, Aderi é reconhecido por usar uma luz única, capaz de explorar a percepção, pautando emoções, ideias e criatividade.

A fotografia é uma forma de expressão, presente no dia a dia de todos. Sob o olhar do fotógrafo, as fotos destacam-se por sua beleza, melancolia e drama retratados em cada situação. Como disse Ilze Scamparini no prefácio: “As fotos de Aderi Costa são puro drama. Com movimentos inesperados, as suas cenas nem parecem retratos. Em mais uma ilusão do espectro ótico, as páginas escorrem como um filme animado diante das nossas retinas.”

Nesta 1ª edição, o artista selecionou quase 300 páginas em que traduzem, numa linguagem artística, fotos em preto e branco e cinza de diversas personalidades brasileiras retratadas nos galpões e ruas do Cais do Porto, no Rio de Janeiro. Aliás, a edição e design são assinadas pelo renomado artista gráfico Gringo Cardia.

 Ao longo de mais de 50 anos de trabalho, Aderi clicou famosos de vários segmentos e afirma que não foi fácil selecionar, entre tantos, os retratos que compõem este projeto. As imagens falam por si, mas saltam em relevância diante da costura destes ensaios inéditos onde o leitor poderá conferir as fotos de Ruth de Souza, Vera Fischer, Claudia Ohana, Isis Valverde, Alinne Moraes, Carmo Dalla Vecchia, Sergio Marone e Bruno Cabrerizo, entre outros.

Além disso, Aderi conta que desde o começo, a sua intenção nesse projeto foi fotografar artistas e personalidades da mesma maneira como clicava pessoas simples na roça, no início de sua carreira. “Fotografei 130 personalidades (atrizes e atores, músicos, modelos, jornalistas e esportistas), são 300 imagens em tons de preto, branco e cinza. Aliás, a obra tem um elemento de ligação na união das fotografias que é a busca pelo interior da alma dos fotografados, retratando o sentimento presente em cada personalidade”, conta ele.

Na capa, a imagem da atriz Paola Oliveira já ressalta toda a poesia de Aderi Costa, Paola Oliveira diz, “O Aderi faz parte da história da fotografia no Rio de Janeiro. Dono de um olhar muito atento, sempre tive prazer em fotografar com ele e no seu estúdio, um ponto de encontro de artistas. É uma honra estar na capa deste livro tão importante pra fotografia.”

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -