A primeira orquestra academia itinerante do Brasil, com idealização e realização da pianista Simone Leitão, inicia a celebração dos seus 10 anos de existência com apresentações na região Sudeste. As cidades de Niterói e do Rio de Janeiro são as primeiras a receberem o espetáculo, nos dias 18 e 19 de maio, respectivamente.

  A celebração começam com apresentações pela região Sudeste, passando pelos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em agosto, o espetáculo sobe para o Nordeste. Com idealização e direção da pianista Simone Leitão, a AJC Sudeste apresenta 35 jovens sob a regência da maestra grega Zoe Zeniodi. As primeiras datas são dia 18 de maio, quarta-feira, no Teatro Municipal de Niterói e no dia 19 de maio, quinta-feira, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

Criada em 2012, a Academia Jovem Concertante, que é a primeira orquestra academia itinerante do Brasil, foi idealizada para que o repertório sinfônico de uma orquestra estivesse presente em regiões do país ainda carentes dessa experiência e para que jovens músicos participem de práticas musicais sob a orientação de grandes músicos clássicos nacionais e internacionais.

 Aliás, as inscrições para fazer parte da orquestra são feitas on-line e abertas para todo o país, este ano foram selecionados 35 jovens músicos. Simone Leitão, pianista mineira e criadora do projeto, convidou para a comemoração desses 10 anos a maestra Zoe Zeniodi.

“Estou muito honrada e animada por fazer parte do aniversário de 10 anos da Academia Jovem Concertante. Durante meu tempo de trabalho com orquestras juvenis, ensinei e aprendi com centenas de jovens músicos. É, certamente, sempre uma revelação!”, conta maestra Zoe Zeniodi.

  “Trabalhar com jovens cheios de energia, cheios de paixão e dedicação, abertos a aprender e experimentar coisas novas, que têm fortes habilidades e musicalidade e ao mesmo tempo estão prontos para experimentar e cheios de novas ideias, é um dos maiores presentes. Nossa parte no mundo é torná-lo melhor e criar mais espaço para as artes e a cultura, pois essa é uma das principais formas de desenvolver nossa civilização e nossa espécie.”, declara a maestra grega Zoe Zeniodi.

A Academia Jovem Concertante foi aclamada por críticos e organizações do Brasil e do mundo pelo compromisso com a alta performance, qualificação e orientação de jovens talentos. Nessa década de trabalho foram 17 Estados percorridos, 800 jovens músicos bolsistas, cerca de 200 concertos realizados e mais de 50 cidades diferentes em todo o país. E, também é preciso destacar que, o maestro e violinista Daniel Guedes foi o regente da Academia por 9 anos.

   Serviço
Dia 18 de maio, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de Niterói ( Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói)
Ingressos à venda pela Sympla
Dia 19 de maio, quinta-feira
Horário 20h
Local: Sala Cecília Meireles ( Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Classificação: Livre
Ingressos à venda

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here