- Publicidade -

Rio de Violas: 4° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro está de volta

Publicado em:

O  Rio de Violas já ganhou tradição no calendário musical do Estado do Rio de Janeiro. A 4° edição acontece de 16 a 22 de maio, em uma verdadeira celebração da viola, instrumento brasileiríssimo por excelência.

Com uma programação de shows, palco aberto, feira de “quitutes e belezuras”, roda de viola e oficina voltada para o instrumento, o festival será realizado no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. O projeto foi contemplado no edital FOCA da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

Embora seja sinônimo da música caipira para muitos, a viola – sendo a de 10 cordas sua variante mais conhecida, o festival há alguns anos já dialoga com a música popular urbana, passando pelo repente, forró, instrumental, samba, choro e música de concerto. Pensando nessa diversidade cultural das violas brasileiras, o 4° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro abarca em sua programação uma variedade de estilos e linguagens.

 Como nos demais anos, o Rio de Violas conta com grande presença de violeiros cariocas e fluminenses, mas recebe a participação de instrumentistas de outros Estados.

O 4° Encontro de Violeiros do RJ começa com uma oficina de prática de conjunto (viola e canto) gratuita ministrada por Henrique Bonna, referência do instrumento, regente da Orquestra de Violas Caipirando. Será realizada das 19h às 21h na UniRio – Instituto Villa Lobos. As vagas são limitadas.

Na sexta, às 19h, o evento estreia com o show Rio de Violas, reunindo dez violeiros: Abel Luiz, Andréa Carneiro, Bethi Albano, Daniel Fernandes, Daniel Ganc, Du Machado, Erico Lisboa, Josefa Bonna, Olívio Bonna e Marcus Ferrer.

No dia seguinte, sábado, a programação começa às 14h com a Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira. Na sequência, Almir Côrtes e André Grabois, Ednaldo Santos e Miguel Bezerra, Laís de Assis, Os Caiçaras e encerrando o dia, Pereira da Viola, grande referência da cena violeira no Brasil.

No domingo, último dia de festival, o evento começa às 11h e conta com Bruno Reis e Ivana Reis no show “No Tom da Viola”. Em seguida, uma roda será realizada nos jardins do Centro da Música Carioca. Na sequência, o show infantil Quintal Mágico e o palco aberto. Para fechar mais uma edição do Encontro de Violeiros do RJ, um show nos jardins do Centro da Música Carioca Artur da Távola com a Orquestra de Violas Caipirando, às 18h30.

Todas as atrações são gratuitas e têm classificação livre. O Centro da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824, na Tijuca, Rio de Janeiro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -