- Publicidade -

Semana Nacional de Museus: Museu do Amanhã promove programação especial

Publicado em:

O Museu do Amanhã preparou uma programação inteiramente dedicada à 20ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Entre os dias 17 e 21 de maio, o público será convidado a participar de atividades que estimulam a reflexão e a troca de experiências. Em suas atividades temas como inclusão, acessibilidade, diversidade, convivência e sustentabilidade buscam fomentar com o público processos de escuta e construção de saberes, a partir de reflexões que terão como referência o tema da semana: o poder do museus.

Com patrocínio da Americanas, através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Trilhar o Amanhã oferece uma visita mediada pelos educadores do Museu do Amanhã pela exposição principal, com objetivo de aproximar o público da narrativa curatorial e investigar o poder dos museus. Além disso, nas mesmas datas, os educadores do museu convidam os visitantes para a atividade Cantos de Pindorama, quando o público poderá fazer uma investigação sobre as inúmeras contribuições dos idiomas pertencentes à família tupi-guarani e das línguas de matriz africana nas nomeações do território nacional.

Já no dia 18 de maio acontece a primeira edição do Entre Museus Acessíveis, programa de mobilização social e cultural com patrocínio da Fundação Engie, que convida pessoas com deficiência visual e a comunidade surda a ocuparem os museus e a cidade. Em uma mesma semana, os participantes podem conhecer o Museu do Amanhã e também o Museu da República.

Além das atividades abertas ao público, o Museu do Amanhã também realizará uma atividade com escolas da região durante a Semana Nacional de Museus. O Rolê ODS  estimula, de forma lúdica, adolescentes a investigarem como os diferentes atores sociais, equipamentos e instituições podem contribuir na defesa da biodiversidade. O projeto Rolê Sapiência ODS é apoiado pela Colgate através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Semana Nacional dos Museus visa mobilizar museus brasileiros, seus profissionais e suas comunidades em prol do compartilhamento de ações para o diálogo com seus mais variados públicos e territórios, fortalecendo e viabilizando estes espaços e democratizando o acesso. Em 2022, o tema escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) para orientar as proposições é: “O poder dos museus” que evidencia a dualidade existencial dessas instituições: a disrupção e potencialidade social transformadora em suas ações, bem como a capacidade em controlar, manter e impor determinados padrões.

Confira a programação:
Trilhar os Amanhãs
17 de maio (terça) a 21 de maio (sábado), em dois horários: às 11h e às 14h
A atividade tem duração estimada de 1h. Podem participar grupos de até 20 pessoas, sem necessidade de inscrição.
Cantos de Pindorama
17 de maio (terça) a 21 de maio (sábado), em dois horários: às 11h e às 14
Entre Museus Acessíveis
18 de maio (quarta), em horário a combinar.
As pessoas e instituições interessadas em realizar agendamentos para grupos a partir de 15 pessoas podem fazer a solicitação para esta e outras edições através do e-mail visitas@museudoamanha.org.br.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -