- Publicidade -

“Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, primeiro musical em formato de série, chega ao Rio de Janeiro

Publicado em:

Vozes Negras
Foto: Bernardo Cartolano

  “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, primeiro musical em formato de série chega ao Rio de Janeiro. A cada semana será apresentado um episódio entremeado por debates com convidadas e participação do público.

O  projeto inovador tem o intuito de levantar pautas sobre feminismo negro, a importância e o papel das cantoras e compositoras negras na história da música brasileira. Além disso, a temporada carioca une teatro musical e fórum de ideias, com participação de nomes como Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Jurema Werneck e Flavia Oliveira, em celebração ao legado das grandes divas da música brasileira

Enaltecer grandes talentos negros femininos da nossa música para rever e reviver seu legado, propor diálogo para sucumbir preconceitos são alguns dos objetivos do “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”.

O espetáculo inédito marcará o início da diversa programação de 2022 no Teatro Prudential, com uma nova proposta artística sobre pautas do feminismo negro que atravessam e interessam a toda a sociedade. Citando a escritora, professora, antirracista e feminista, bell hooks, o feminismo é para todo mundo!

O diretor e idealizador do projeto, Gustavo Gasparani, que assinou musicais que exaltam a cultura popular, como “Otelo da Mangueira”, “Bem Sertanejo” e “Samba Futebol Clube”, convidou o jornalista e realizador cultural Rodrigo França, um dos responsáveis por expressivas produções pensadas no público negro, como “Oboró – Masculinidades Negras” e “Contos Negreiros do Brasil”, para escrever a dramaturgia dos espetáculos ao seu lado. A supervisão e consultoria de representações raciais e de gênero é de Deborah Medeiros.

“Mantendo a mesma estrutura dramatúrgica, teremos um espetáculo novo a cada semana. A partir das histórias das cantoras pretas brasileiras, e suas respectivas épocas, vamos debater junto com a plateia sobre o que foi superado e o que ainda precisa ser discutido e modificado em nossa sociedade. Me inspirei livremente no Teatro Fórum, de Augusto Boal, para propor essa nova linguagem para o teatro musical”, conta o diretor Gasparani.

O espetáculo é dividido em seis diferentes temas, apresentados um a cada semana, focado em um período histórico-cultural como a Era do Rádio, por exemplo, que contava com a magnitude das vozes de Elizeth Cardoso e Carmen Costa. O “musical em formato de série” passará ainda pelo Samba, Bossa Nova, Pop Soul brasileiro entre outros eixos temáticos.

Verônica Bonfim, cantora, compositora, escritora, atriz e ativista será a apresentadora do espetáculo. No elenco, Analu Pimenta, Bárbara Sut, Ester Freitas, Roberta Ribeiro e Vanessa Brown, e participações especiais.

Durante cada episódio da série, enquanto a história se desenvolve, haverá a participação de uma debatedora, como Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Flávia Oliveira, Aza Njeri, Carolina Rocha, Taísa Machado, Leilane Ribeiro, Flavia Diniz, Jurema Wernek, entre outras, promovendo um diálogo entre gerações.

A mediação dos debates será de Verônica Bonfim, que vai ouvir e levantar diálogos sobre racismo estrutural que impede mulheres, principalmente negras, de ascender individual, profissional e coletivamente do Brasil de 1500 aos dias de hoje.  A proposta é unir cidadãos de diferentes classes sociais, raças, gêneros e orientações sexuais em torno de assuntos que deveriam ser do interesse e um compromisso de todos.

Todos os espetáculos da série funcionam de forma independente, não é necessário assistir em ordem cronológica. Cada sessão vai abrir espaço para uma conversa com a presença de uma debatedora convidada e a participação da plateia, refletindo sobre as situações vividas pelas homenageadas – O racismo e o feminismo negro nos dias de hoje.

SERVIÇO
Vozes Negras – A Força do Canto Feminino
19 de Maio a 26 de Junho
Quinta-feira: 20h, Sexta-feira: 19h, Sábado: 20h e Domingo: 19h
Teatro Prudential (Rua do Russel, 804 – Glória)
Ingressos pela Sympla

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -