- Publicidade -

Chico Alves e Toninho Geraes cantam afro-sambas no Teatro Riachuelo

Publicado em:

Chico Alves
Foto: João Salamonde

“A vida é a arte do encontro”, já dizia Vinicius de Moraes e foi com esse axé do Poetinha e sob as bençãos dos Orixás que nasceu o álbum “ALUAYÊ – OS NOVOS AFRO-SAMBAS”  fruto da união dos compositores Chico Alves e Toninho Geraes com o Trio JANAJU, formado pelo maestro Jaime Alem e pelas cantoras Nair Cândia e Jurema de Cândia.

Inspirado no disco de Vinicius de Moraes e Baden Powell, lançado em 1966 e considerado um divisor de águas na história da Música Popular Brasileira, “ALUAYÊ – OS NOVOS AFRO-SAMBAS” será lançado em 30 de junho no Teatro Riachuelo, com participação especial do violonista Marcell (filho de Baden) Powell.

Compositor de sucessos nas rodas de samba Brasil afora, gravado por Beth Carvalho, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, o mineiro Toninho Geraes ensaiava mergulhar nas águas profundas dos Orixás. Agora, os novos afro-sambas, como “Benguelê”, “Mãe Rezadeira”, “Paixão é Maré” e “Dor de Amor” ganham versos e acordes com o capixaba Chico Alves, parceiro de Moacyr Luz, Toninho Nascimento e Wilson das Neves.

“Pedi essas melodias aos Orixás, me conectando com as melodias lá de cima”, revela Geraes. “Ele me mandava as melodias assobiadas e eu caprichava nas letras”, completa Chico Alves. Essa viagem deslumbrante à linguagem dos afro-sambas, porém, carecia de uma sonoridade capaz de transportar o ouvinte ao universo habitado pelas nossas entidades musicais.

“Queríamos revisitar esse universo de Baden e Vinicius, mas não tínhamos ainda a pessoa certa para fazer isso junto conosco. Buscamos por aí até conhecer pessoalmente Jaime, Nair e Jurema, que trouxeram a estética que sonhávamos para o disco”, rebobina Alves.

Responsável pelos arranjos dos novos afro-sambas, Alem lembra que pegou o violão logo que recebeu o convite. “Disse a eles que não só estava dentro, mas que faríamos um disco histórico porque todas as músicas são maravilhosas”, prevê Jaime Alem, conhecido por ter sido maestro da banda de Maria Bethânia por quase três décadas.

A banda que acompanha Chico Alves e Toninho Geraes é formada por Jaime Alem (violões), Dirceu Leite (flauta e sax), Rômulo Gomes (contrabaixo), Felipe Tauil e Robson Batata (percussões) e Vitor Vieira (bateria).

ALUAYÊ – OS NOVOS AFRO-SAMBAS é um convite de Chico Alves, Toninho Geraes e Trio JANAJU ao terreno do sagrado, do mistério e da devoção. Ogum Yê!

SERVIÇO
“ALUAYÊ – OS NOVOS AFRO-SAMBAS”
Data: 30 de junho, quinta-feira, às 20h
Local: Tatro Riachuelo Rio (Rua do Passeio, 38 / 40, Centro)
Ingressos na bilheteria do teatro e ou pela Sympla

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -