- Publicidade -

Dilson Cavalcanti expõe obras inspiradas em mulheres, no CCC

Publicado em:

Hebe Camargo,  Tarsila do Amaral, Chiquinha Gonzaga, Princesa Isabel e Chica da Silva são alguns dos nomes homenageados.

Dilson CavalcantiA exposição “Todo dia também é dia da mulher”, com obras de Dilson Cavalcanti, traz telas inspiradas em mulheres, como Santa Dulce dos Pobres, Elza Soares, Maria da Penha, Catarina Paraguaçu entre outras. Aliás, as obras que integram o Projeto “Monalisas Brasileiras”, serão expostas nas janelas do edifício do Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro.

Mulheres brasileiras que ao longo de cinco séculos, vêm protagonizando transformações em suas vidas e na sociedade, muitas vezes têm sido ignoradas, tanto quanto seus legados sublimados, mas que com o projeto, ganham notoriedade, na reverência do artista. Agora, parte das janelas externas do imponente edifício onde funcionou a sede do Correio, no Centro do Rio de Janeiro, será ocupada com telas de algumas dessas mulheres.

A exposição do artista plástico Dilson Cavalcanti, tem a curadoria de Rubens Pontes, sob o título “Todo dia também é dia da mulher”, a exposição de “Monalisas Brasileiras” já passou por São Bernardo do Campo, na pinacoteca da cidade do ABC Paulista, e na estação do Metrô Trianon-Masp, em São Paulo.

“Foi em 2019, quando fez 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, que este projeto nasceu. A imagem da Monalisa é conhecida, mas o legado de Catarina Paraguaçu, uma índia que era dotada de uma inteligência e protagonismo raros em sua época, quando o Brasil ainda era colônia portuguesa, pouca gente conhece”, relata.

A exposição “Todo dia também é dia da mulher” tem o intuito de fazer com que grandes personalidades brasileiras, independente de sua época, possam ser vistas, conhecidas, reconhecidas e homenageadas, por seus legados e obras. Ao expor-se em áreas de grande circulação de pessoas e com acesso gratuito, que esses ícones chamem a atenção, especialmente, de crianças e jovens ainda em idade escolar, para que meninos e meninas tenham mais um motivo para orgulharem-se dessas referências históricas nacionais.

Serviço:
Exposição “Todo dia também é Dia Da Mulher”, de Dilson Cavalcanti
De 16/06 a 31/07/2022
Área externa do Centro Cultural dos Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro)
Acesso gratuito

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -