- Publicidade -

Expedição belga é tema de exposição no Jardim Botânico

Publicado em:

Expedição liderada pelo botânico Jean Massart há 100 anos é visitada através de imagens.

Expedição belgaA exposição “O Jardim Botânico e a Expedição Belga no Brasil 1922-23” tem como objetivo apresentar ao público parte do rico acervo fotográfico do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A exposição, surpreendentemente, reproduz o acervo histórico de fotografias do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além de outros itens da expedição liderada pelo botânico Jean Massart há 100 anos.

Organizada em seis  temas, “O Jardim Botânico e a Expedição Belga no Brasil 1922-23” aborda a organização da ‘missão belga’ e o papel do Jardim Botânico em sua consecução. Além das viagens científicas que fizeram no Estado do Rio de Janeiro antes de percorrerem outros estados até a Amazônia e a importância científica da expedição. As imagens expostas são reproduções de fotografias produzidas pelos biólogos belgas que estiveram no Brasil, nesse período, com destino à Amazônia.

A “Missão” biológica belga ao Brasil foi realizada entre 1922 e 1923.  Considerada pelos pesquisadores e professores europeus uma grande contribuição ao estudo da biogeografia do Brasil, a expedição belga apontou especialmente a relevância das pesquisas sobre a Amazônia, dado que, segundo seus membros, a região fora pouco estudada até então. A ‘missão’ foi considerada, ainda, por seus contemporâneos, o prolongamento de um vasto movimento, por parte da Bélgica.

Em meados de 1922, um grupo de jovens biólogos, especialistas em botânica e zoologia,  partiu de Anvers, na Bélgica, em direção ao Brasil. Alguns deles ligados à Universidade de Bruxelas, e outros, ao Jardim Botânico Léo Errera, da mesma universidade: Jean Massart, professor e diretor do Instituto Botânico Léo Errera da Universidade de Bruxelas (coordenador da viagem); Raymond Bouillenne, botânico da Universidade de Liége; os também botânicos Paul Ledoux, Albert Navez e o zoólogo Paul Brien, os três últimos da Universidade de Bruxelas.

Idealizada pelo médico e biólogo Jean Massart, reconhecido como um pioneiro na conservação da natureza na Bélgica, a expedição se estendeu por diferentes locais do Brasil e teve como objetivo o estudo da fauna e da flora, além do recolhimento de objetos para demonstração nos cursos universitários.

As viagens da missão belga aconteceram em várias etapas, foram elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais,  Bahia Pernambuco, Ceará, Pará e Amazonas. Em conferência na Sociedade Real das Ciências Médicas e Naturais de Bruxelas, Massart resumiu a descrição de sua viagem ao Brasil, ressaltando a acolhida recebida pelas autoridades governamentais e pelos cientistas de diferentes locais e instituições.

Planejadas e dirigidas pelos cientistas do Jardim Botânico, Antonio Pacheco Leão (diretor da instituição) e João Geraldo Kuhlmann, entre outros, as viagens da ‘missão’ belga foram realizadas inicialmente com duração de um dia: a Jacarepaguá, à Barra da Tijuca e a Piratininga; às ilhas da Baía da Guanabara e à floresta da Tijuca. Aliás, os naturalistas foram também a Xerém, com Adolpho Lutz, do Instituto de Manguinhos, e a Deodoro, com Arséne Puttemans, botânico belga ligado ao Ministério da Agricultura do Brasil.

A historiadora e pesquisadora afiliada do JBRJ e curadora da exposição, Alda Heizer,  conta que todas essas viagens foram registradas pelos biólogos belgas, associadas aos textos científicos, relatórios e diários. Ela completa, “As fotografias desempenham uma função da maior relevância, dado que integram um material importante para o ensino, pesquisa e divulgação científica.”

Por ocasião da exposição, no mês de agosto, o JBRJ promoverá também rodas de conversa com especialistas sobre fotografia e expedições científicas e oficinas com a equipe de Educação Ambiental.

  A mostra abre ao público na segunda-feira, 27 de junho de 2022, às 11h, e fica até 2 de outubro no Galpão das Artes do JBRJ. O acesso é pela Rua Jardim Botânico, 1008.
Entrada gratuita.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -