- Publicidade -

Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta sob regência de Ligia Amadio

Publicado em:

Ligia Amadio Ligia Amadio é a maestra convidada para reger a Orquestra Sinfônica Brasileira nos próximos concertos da Série Sinfônica Brasileira, dias 4 e 5 de junho, na Sala Cecília Meireles. Concerto conta com participação do violinista Rosnei Tuo.

O programa é composto por obras de Marisa Rezende, Felix Mendelssohn e Jean Sibelius.  Premiada com a medalha Villa-Lobos pela Academia Brasileira de Música, Marisa Rezende é uma das mais consagradas compositoras do Brasil, sua obra é atravessada por uma constante renovação de si mesma, sem jamais se apegar rigidamente a tendências específicas da tradição composicional.

A segunda peça do programa é o Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, de Felix Mendelssohn. Essa obra apaixonada, intensa e cheia senso de urgência é um exemplo primoroso da capacidade inventiva do compositor. Nela, Mendelssohn combina o ímpeto do virtuosismo romântico com a tradição clássica do gênero concerto. Toda a composição é cheia de pequenas surpresas.

Inicialmente intitulada “Fantasia Sinfônica”, a Sinfonia No.7, em Dó Maior, Op. 105, de Jean Sibelius é o último ensaio do compositor no gênero e, certamente, uma de suas empreitadas mais radicais. Contrariando a usual divisão em quatro partes da sinfonia tradicional, essa peça foi escrita em um longo e poderoso movimento único, no qual serenidade, mistério e paixão se conjugam em absoluta beleza e coerência. Mais do que simplesmente abolir a segmentação usual, o que o compositor finlandês realiza nessa composição é uma fusão de tudo aquilo que se espera de uma obra multi-movimentos. A composição flui naturalmente através de um manejo expressivo de diversas seções contrastantes, algumas mais aceleradas e outras mais lentas.

SERVIÇO:
Dia 4 de junho de 2022 (sábado), às 19h
Dia 5 de junho de 2022 (domingo), às 11h
Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos à venda na bilheteria da Sala e no site Eleven Tickets

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -