- Publicidade -

“Sentido Comum”, coletiva de pintura contemporânea, na Anita Schwartz Galeria de Arte

Publicado em:

Anita Schwartz Galeria de Arte recebe exposição “Sentido Comum”, coletiva de pintura brasileira contemporânea com 22 obras dos artistas Camila Soato, Douglas de Souza, Herbert de Paz, Igor Rodrigues, Marcelo Amorim, Maria Antônia, Marjô Mizumoto, Mônica Ventura, O Bastardo, Pedro Varela, PV Dias e Rafael Carneiro, oriundos de diferentes cidades brasileiras, em sua maioria com idades próximas aos quarenta anos, e com trajetórias já conhecidas no circuito da arte.

“Sentido Comum” reúne pinturas “que partem de imagens fotográficas retiradas de acervos pessoais, arquivos, revistas, jornais, livros e internet”, diz a curadora Bianca Bernardo. “Na primeira metade do século 19, com o advento da fotografia e o surgimento dos primeiros registros fotográficos, um diálogo frequente e influências mútuas foram estabelecidas entre essas duas linguagens artísticas. A exposição apresenta um grupo de artistas brasileiros que investigam as consonâncias e conflitos entre a pintura e a fotografia contemporânea”, explica.

Algumas questões percorrem as obras apresentadas, como uma revisão histórica de modo a destacar a relevância dos negros e indígenas no Brasil, e que, apesar de subjugados, resistem. Questões de gênero também estão presentes em vários trabalhos.

“Mergulhados nas provocações que são próprias ao universo da pintura, o dispositivo fotográfico é uma poderosa matriz para processos questionadores das relações complexas ao redor de conceitos e estruturas históricas e sociais que foram construídas através da representação”, observa Bianca Bernardo.

A história da arte é vista também de forma crítica, em que se ironiza a ideia de supremacia do homem branco. Camila Soato (Brasília, 1985), que vive e trabalha em São Paulo, insere seu autorretrato em “Courbet sem Courbet” (2017) – óleo sobre tela, 120 x 150 cm – e se vale da ideia de “fuleragem”, gíria para bagunça, falta de seriedade, de refinamento – que transforma em força estética pinceladas que valorizam falhas.

Serviço:
Exposição “Sentido Comum”
Abertura: 30 de junho a 20 de agosto de 2022
Anita Schwartz Galeria de Arte (Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea)
Telefones: 21.2274.3873 e 2540.6446
Segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 12h às 18h
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -