- Publicidade -

Bailarina e performer AnaVitória lança livro sobre sua trajetória

Publicado em:

AnaVitóriaMorando em Lisboa, a bailarina, perfomer, artista visual, diretora e coreógrafa AnaVitória está no Rio para o lançamento do seu novo livro “DANÇA – CRIAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA E MEMÓRIA” pela editora 7 Letras.

Resultado de sua tese de Doutorado, o livro é permeado por ricas reflexões, oriundas de sua prática vocacional em dança – seja no exercício de mestre em suas aulas na Faculdade Angel Vianna, seja a partir de suas produções performáticas decorrentes de suas instalações e pesquisas como coreógrafa e bailarina – que se apresentam nas gestualidades performáticas, como indagações relativas às minorias em suas lutas políticas.

Para Zeca Ligiéro (pesquisador, diretor teatral e professor da UNIRIO), responsável pelo prefácio da obra, o livro de AnaVitória oferece uma possibilidade única de revisitar um caminho de busca da autora em uma ciranda com outros bailarinos e performers interessados na potencialidade de uma dança que procura revelar as contradições, lembranças, desafios, encantamentos, e totalmente comprometida com o seu tempo, que lhe reverbera no corpo.

Segundo AnaVitória, a ideia é chamar a atenção para o campo editorial das artes e seus desdobramentos, bem como o diálogo das artes com a academia. “E é nessa estreita relação, sujeito e sociedade, que proponho colocarmos uma lente de aumento para uma investigação fina e minuciosa dos nossos movimentos”, afirma a artista.

A professora Dra. Hélia Borges (psicanalista e professora do Mestrado da FAV), que assina a orelha do livro, diz “só recusamos quando fazemos de outro modo, e sua tarefa desde tal perspectiva atende ao movimento necessário para a abertura ao fazer de outro modo: criar novas imagens, novos pensamentos, novas possibilidades de ação no mundo em que nos encontramos inseridos. Recusar entendido como exercício de metamorfose, por redespertar possíveis ao inventarmos novas formas de viver e agir no mundo”.

Além do lançamento do livro no Brasil, Ana alinha um projeto de Vídeo Instalação para a Bienal de Artes do Mercosul intitulado ‘DSÍ-embodyment’. E planeja a temporada de ENCRUZILHADA no Rio e em São Paulo.

O livro será lançado no dia 23 de julho (sábado), às 18h, na Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna, que fica na Rua Jornalista Orlando Dantas, no. 2, em Botafogo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -