- Publicidade -

Galeria de Arte Solar completa 15 anos com a exposição “A Luz da Geometria”.

Publicado em:

 Democratizar o acesso à arte aliada a educação é fundamental para o desenvolvimento e formação das crianças e jovens das comunidades Pavão/Pavãozinho e Cantagalo, no Rio de Janeiro, atendidas pelo Solar.

E a Galeria de Arte Solar, há 15 anos, proporciona aos alunos e moradores a oportunidade de conhecer mais sobre o universo das artes plásticas e participar de oficinas onde experimentam técnicas e linguagens diferentes. Para celebrar este grande momento, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura e o Solar Meninos de Luz apresentam “A Luz da Geometria”, uma coletiva dos alunos do Solar que participaram da oficina de arte abstrata geométrica realizada pelo artista plástico Antonio Bokel.

Com curadoria de Isabel Portella, a exposição reúne trabalhos realizados por 16 alunos do 4º e 5º anos, em cartaz até 4 de agosto. A Galeria de Arte Solar fica na Rua Saint Roman, 146 Copacabana.

A Galeria de Arte Solar é a primeira e única galeria estruturada com curadoria e calendário anual de mostras  situada em uma comunidade no Rio de Janeiro, e tem Patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Sunset Vigilância e Sunplus, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LEI DO ISS RJ).

É aberta ao público de todas as idades e tem entrada gratuita. Todas as obras estão à venda com parte da renda revertida para o Solar Meninos de Luz.

Serviço:

Exposição “A Luz da Geometria”
Encerramento: 4 de agosto de 2022
Horários: Segunda a quinta-feira, das 9h às 18h
Sexta-feira, das 9h às 15h
Sábado, das 8h às 12h

Local: Galeria de Arte Solar – Rua Saint Roman, 146 Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
Entrada livre e gratuita (É necessária a utilização de máscara de proteção)
E-mail: solar@meninosdeluz.org.br

Alunos:
4°ano – Ana Alyce, Daniel Montilho, Gabriela, Manuella A., Maria Sophia, Louise Neves, Luiz Fernando, Manuella H.
5°ano – Ana Gabriela Gomes, Diogo Antonio, Ana Luiza, Lorenzo, Maria Luiza, Pietro, Sophia L., Thauan

Sobre o Solar Meninos de Luz

O Solar Meninos de Luz é um projeto socioeducacional que oferece educação integral para 430 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, zona sul do Rio de Janeiro. Eles entram a partir dos 3 meses e seguem até completar o ensino médio. São 10h diárias, servindo 3 refeições e oferecendo mais de 30 oficinas, entre danças (hip-hop, ballet, jazz, sapateado), artes (teatro), esportes (capoeira e judô) e música (flauta, violino, violoncelo, coral, trompete entre outros), incluindo uma orquestra formada por alunos e moradores dessas comunidades.

Com 4.500m2 de área construída, no Solar encontramos: um teatro para 400 pessoas, um complexo poliesportivo, uma biblioteca comunitária, uma galeria de artes e um laboratório de ciências entre outros.

Em 30 anos de atuação, o Solar já transformou a realidade de centenas de jovens ao encaminhá-los para faculdades e para o mercado de trabalho. Aos poucos, reescreve a história dessas comunidades, através desses jovens que seguem os novos caminhos abertos por uma educação integral de qualidade, e hoje servem de inspiração para as novas gerações que veem neles o maior exemplo de que o sonho de ter uma vida melhor pode virar realidade.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -