- Publicidade -

Graziela Barduco explora empoderamento feminino, saúde mental e cura em livro

Publicado em:

Graziela BarducoConhecida por seu trabalho na literatura de cordel, Graziela Barduco traz um olhar reflexivo acerca da escrita curativa para contar a própria história de vida, marcada pela depressão, ansiedade e depreciação. São textos que falam dos seus processos, dúvidas, falhas e anseios e expõem a relação íntima da autora com a literatura.

 “SUTIL LEVEZA – O que na alma pesou, em verso se libertou” reúne 96 poemas escritos entre 2018 e 2022 que narram a própria trajetória de vida da autora, explorando temas como empoderamento feminino, saúde mental e cura pela escrita.

“SUTIL LEVEZA – O que na alma pesou, em verso se libertou” traz quatro momentos da vida de Graziela Barduco, divididos em quatro capítulos. Cada um deles tem início com um poema que reforça a potência curativa da escrita, traçando, ainda, diálogos com autoras como Cora Coralina e Conceição Evaristo. Rimados, os poemas possuem formato que empresta muito da literatura de cordel e das cantigas infantis.

Esta é a quinta obra da escritora. A primeira foi lançada em 2019 pela Editora Versejar, chamada “Na Rima da Menina”, com poemas que passeiam por temas como ansiedade e depressão. Em 2020, ela lançou “Lutei Contra 100 Leões – Todos os 100 eram Jumentos” pela Editora Feminas, que traz uma abordagem mais feminista, com alusão à mulher no âmbito da poesia popular brasileira.

Graziela, que também é conhecida por seu trabalho para com o público infantil, também publicou os livros “A Menina e o Pé”, pela Editora Guismofews, e “O Sapinho e o Bumbum”, pela Editora Historinhas pra Contar, além de ter fundado a Cia Cordiais, companhia de teatro focada exclusivamente no público infantil.

 

Com relação ao seu trabalho poético, a autora elucida suas motivações: “grande parte de meus poemas brotou-me de momentos muito difíceis, de puro desespero e profunda depressão, acredito que, mesmo que de forma intuitiva, com o intento de trabalhar a possibilidade de cura que a arte carrega intrínseca a sua essência, já que dia a dia, acabo por encontrar, através da escrita, uma ferramenta poderosa de alívio da dor, do estresse, do medo e do pânico, bem como uma peça chave para o desafogo de toda a angústia que, vez ou outra, insiste em me assolar.”

“Sutil Leveza – O que na alma pesou, em verso se libertou” será lançado no dia 12 de agosto (sexta-feira) na Livraria Patuscada (Rua Luís Murat, 40 – Vila Madalena) em São Paulo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -