- Publicidade -

Rita Lee é homenageada no Latin GRAMMY® de 2022

Publicado em:

Premiação contará com um concerto digital  apresentado em parceria com a Meta, com músicas de Rita Lee.

Rita LeeManuel Abud, presidente/CEO de A Academia Latina da Gravação, anunciou na noite desta segunda-feira (25) que Rita Lee receberá o Prêmio de Excelência Musical deste ano. Rita Lee é homenageada no Latin GRAMMY® de 2022, em uma cerimônia no dia 16 de novembro de 2022 em Las Vegas, como parte da semana da 23a Entrega Anual do Latin GRAMMY®.

O comunicado foi feito em São Paulo, na sede do Meta, que apresentou o preview da edição brasileira do programa Acoustic Sessions, com performances inéditas de Luísa Sonza, Agnes Nunes, Giulia Be, Manu Gavassi e Paula Lima, gravadas exclusivamente para o Latin GRAMMY®. A apresentação acústica completa estará disponível exclusivamente na Página do Facebook de A Academia Latina da Gravação em outubro.

 “Teremos a honra de celebrar a extraordinária carreira musical de Rita Lee, em novembro, durante a Semana do Latin GRAMMY em Las Vegas. Sua música transcende gerações e é uma inspiração para criadores de música em todo o mundo”, afirma Manuel Abud, presidente/CEO de A Academia Latina da Gravação.

O Prêmio à Excelência Musical é concedido a artistas que fizeram contribuições criativas de notável valor artístico para a música latina e suas comunidades. Aclamada como a rainha do Rock, Rita Lee é uma artista visionária, cuja identidade sonora singular mescla sua veia roqueira e psicodélica com pop, carnaval, bossa nova e latinidades e a coloca entre os artistas que mais venderam discos no Brasil. Nascida em São Paulo em 1947, Rita começou sua carreira ainda adolescente.

Foi em 1979, unida ao parceiro musical e de vida, Roberto de Carvalho, que ganhou o Brasil e o mundo. “Mania de Você”, composta por Rita e Roberto inspirados pelo amor do casal, chegou ao primeiro lugar das rádios e inaugurou o que a imprensa batizou de “Mania de Rita”. Um ano depois, tiveram sucesso ainda maior com “Lança Perfume”. A canção conquistou o Brasil e, logo depois, o mundo todo. A gravação de Rita e Roberto entrou nas paradas europeias e figurou entre as mais executadas da Billboard. A música recebeu versões em diversas línguas, como espanhol, italiano, francês e até hebraico.

Além disso, Rita também se mostrou uma autora das mais aclamadas pela crítica, com grande sucesso de público: lançou nove livros desde 2016, quando sua autobiografia se tornou a obra mais vendida daquele ano.

Aos 74 anos, a artista comentou recentemente sobre projetos para o futuro, entre eles um livro sobre o período que passou na pandemia. Rita declarou também o interesse em gravar um álbum de inéditas com Roberto de Carvalho, além de planos para o audiovisual, como filmes e documentários.

O Latin GRAMMY tem sido também uma vitrine democrática para artistas de todos os gêneros, que são escolhidos por seus pares na Academia Latina da Gravação. O Brasil ocupa lugar de destaque na premiação, marcada para novembro, em Las Vegas. Das 53 categorias, oito são dedicadas à música brasileira. O país já teve três escolhidos como personalidade do ano (Roberto Carlos, Caetano Veloso e Gilberto Gil) e hoje registra uma presença crescente dos artistas mais jovens.

Os países alcançados pelo Latin GRAMMY formam um mercado potencial de mais de 600 milhões de habitantes. Mesmo em tempos de pandemia, o prêmio superou as adversidades trazidas pela crise. A última edição (2021) teve número recorde de inscrições — mais de 18 mil, um crescimento de 20% sobre o ano anterior. Além disso, mais artistas brasileiros foram indicados nas categorias gerais da premiação, com direito à presença de Carlinhos Brown, Anitta e Giulia Be cantando com a cubana Gloria Estefan.

A 23.a Entrega Anual do Latin GRAMMY® será transmitida ao vivo pela Univision a partir da Michelob ULTRA Arena do Mandalay Bay, na quinta-feira, 17 de novembro, na Michelob ULTRA Arena do Mandalay Bay Resort and Casino. O evento de três horas de duração, produzido pela TelevisaUnivision,  será transmitido ao vivo pela rede Univision, a partir das 20h (horário do leste dos EUA), antecedido por um pré-show de uma hora a partir das 19h (horário do leste dos EUA). No Brasil, o veículo de comunicação responsável pela transmissão do evento será informado em breve.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -