- Publicidade -

“Green Minds” mistura artes e meio ambiente no Centro Cultural Correios

Publicado em:

Em 2022, são celebrados os 50 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU, em 1972, na Suécia, além de marcar 30 anos que a organização se preocupa em promover reuniões para abordar assuntos climáticos, tendo começado na Eco92, no Rio de Janeiro.

Com as questões ambientais cada vez mais urgentes ao redor do mundo, a exposição “Green Minds” tem como objetivo levantar a bandeira em prol da preservação ambiental e debater as mudanças climáticas no micro ambiente e em esfera global. O evento, que ocorrerá entre 6 de outubro e 19 de novembro, tem curadoria de Cota Azevedo e Isabela Simões e produção cultural de Augusto Herkenhoff, que irão propor aos artistas do Coletivo Zagut ações de ocupação do pátio externo do Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro (CCC –RJ).

“O tema ecologia é um assunto constante entre artistas, seja pela utilização de materiais oriundos da natureza, reciclados, seja atuando no meio para realizar uma obra. No contemporâneo, pode-se observar as reflexões que envolvem o ecossistema com foco em questões socioculturais e em política climática. Deste modo, a exposição Green Minds tem como mote a reunião das Nações Unidas, COP27, que discute o efeito estufa e os esforços globais de diminuir as emissões de gases poluentes”, afirma Cota Azevedo, curadora da exposição.

 A exposição “Green Minds” contemplará três ações diferentes, que servem como um alerta para as questões ambientais. A primeira ficará exposta por mais de 40 dias no pátio do Centro Cultural Correios, a partir da data de abertura. A segunda é pensada para ser no mesmo dia da abertura da COP 27, em 7 de novembro. Já a terceira e última ação será realizada no último dia do evento. As obras e as ações também poderão ser vistas por meio de um catálogo de arte, em formato de livro, em plataforma editorial e em galeria virtual.

“As artes vêm dando visibilidade a essa preocupação, sendo tema recorrente de obras e exposições, inclusive da Zagut. São obras relacionadas sobre a destruição do planeta, a pandemia do coronavírus e a necessidade de uma convivência harmoniosa. De inúmeras formas a arte se relaciona à ecologia”, aponta a também curadora, Isabela Simões.

Serviço:
Visitação: de 6 de outubro a 19 de novembro
Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro)
Horário: Terça a sábado das 12 às 19 h
Entrada: Gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -