- Publicidade -

OSB apresenta concerto em homenagem ao Dia das Crianças

Publicado em:

Com repertório voltado para o público infantil, em homenagem ao Dia das Crianças, a OSB  se apresenta no Teatro de Câmara da Cidade das Artes Bibi Ferreira nos dias 15 e 16 de outubro. No programa, duas obras fantásticas e cheias de encanto, escritas especialmente para apresentar os pequenos ao maravilhoso universo sinfônico: Blim-blem-blom, de Tim Rescala, e Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev. A regência ficará a cargo do maestro Ubiratã Rodrigues e a narração será de José Mauro Brant.

Escrita em 2010, “Blim-blem-blom” é uma curiosa e divertida suite para orquestra e narrador. Ao longo de cinco movimentos, a obra propõe uma viagem pelo mundo orquestral, transmitindo noções elementares da música de um jeito bastante singular e espirituoso. Na “Abertura”, primeiro movimento, o narrador introduz os naipes da orquestra; no hipnótico “A casa bem assombrada”, o assunto é a própria sala de concertos, que vira brinquedo de fazer música. O terceiro movimento, “Onde é que o som está?”, é um verdadeiro passeio pelos instrumentos da orquestra, e o quarto, “Conversa bem afinada”, e uma engraçada entrevista com um deles: o clarinete. Encerra a composição um esplendoroso “Final”, que explora diversas cores e possibilidades orquestrais.

A segunda obra deste programa, “Pedro e o Lobo” (1936), figura certamente entre as composições mais famosas e queridas de Sergei Prokofiev. Embora a infância e a fantasia fossem temas muito caros ao compositor, a ideia de escrever um “conto de fadas sinfônico” veio, na verdade, a partir de uma encomenda da então diretora do Teatro Musical Infantil de Moscou, Natalya Sats. Pedro e o Lobo é uma fábula musical para narrador e orquestra e conta a história de uma criança serelepe que vive com seu avô e com seus amigos animais próximo a uma floresta. A vida tranquila de Pedro e seus amigos é chacoalhada quando um lobo ameaçador entra na história.

Prokofiev, que assina não só a música, mas também o texto, realiza um brilhante trabalho nessa obra ao associar instrumentos da orquestra com personagens do seu conto-de-fadas. Assim, Pedro ganha vida através do calor das cordas; o pássaro é trazido à cena através da flauta; o oboé, anasalado representa o pato; o gato é associado ao clarinete; o avô, por sua vez, ao fagote; o perigoso lobo, às trompas; e os caçadores, por fim, à percussão. O resultado é uma composição divertida e apaixonante, que encanta e fascina as crianças. E não só elas.

SERVIÇO:
Dia 15 de outubro de 2022 (sábado), às 19h
Dia 16 de outubro de 2022 (domingo), às 11h
Local: Cidade das Artes – Teatro de Câmara (Avenida das Américas, nº 5.300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)
Ingressos à venda na bilheteria da Cidade das Artes e no site Sympla

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -