- Publicidade -

Selo Avis Rara lança livro que mergulha na obra do repórter que desafiou Stalin

Publicado em:

O selo Avis Rara lança este mês um livro que celebra a obra de Gareth Jones com organização do jornalista brasileiro Duda Teixeira, e que nos dá um panorama de como os conflitos entre Rússia e Ucrânia começaram num dos períodos mais mortais da história da extinta URSS.

O jornalista galês Gareth Jones (1905-1935) é considerado um herói na Ucrânia. Aos 24 anos, ele iniciou a primeira de três viagens para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a URSS, para documentar a evolução do Plano Quinquenal, anunciado pelo ditador Josef Stalin. Na terceira viagem, em 1933, Jones testemunhou o Holodomor, termo criado com a união das palavras ucranianas holod (fome) e mor (extermínio).

Nessa tragédia causada pela coletivização das terras e pelo confisco de grãos, cerca de 4 milhões de ucranianos perderam suas vidas. Para se embrenhar no interior da Rússia, Jones comprou uma passagem de trem de Moscou para Kharkiv e saltou no meio do caminho, seguindo a pé pela linha de trem, na neve. No percurso de dezenas de quilômetros, visitou vinte aldeias.

Após o colapso da URSS, em 1991, o trabalho de Jones começou a ser valorizado. Mais recentemente, ele inspirou o filme A Sombra de Stalin, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland. Esta seleção de 40 textos e reportagens de Gareth Jones é a primeira tradução de suas obras para o português.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -