- Publicidade -

“Solos de Histórias” faz apresentações com entrada franca

Publicado em:

"Solos de Histórias"
Foto: João Saidler

Durante os meses de outubro e novembro, Martha Paiva e Gabriel Sant’Anna apresentam “Solos de Histórias” por seis praças públicas e espaços culturais nos municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí, Magé, Resende, Mangaratiba e Guapimirim.

Além das sessões de histórias, o projeto visa o estímulo à prática da contação de histórias, propondo atividades que façam com que o público compartilhe as narrativas que compõe os seus imaginários, intercalando-as com cantigas, fábulas, lendas e pequenos causos.

As apresentações fazem parte do projeto Solos de Histórias da Cia do Solo que contam com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2 e tem por objetivo divulgar a arte de contar histórias como patrimônio imaterial presente em diversas culturas e incentivar o contato direto com a materialidade dos livros, com todas as camadas físicas e simbólicas que o compõem.

Gabriel Sant´Anna afirma que o trabalho é importante para ampliar o campo de atuação do profissional da contação de histórias, divulgando ao público a especificidade e a relevância deste ofício.

“Vamos afirmar a contação de histórias como linguagem artística contemporânea capaz de integrar diversas manifestações artísticas como o teatro, a música, a dança, as artes visuais, a comédia física entre outras. Pretendemos possibilitar, a partir das histórias, reflexões e discussões sobre aspectos essenciais e urgentes em nossa sociedade, tais como a tolerância, o respeito ao próximo e a cidadania”, diz Gabriel acrescentando a importância de se democratizar o acesso à arte com ações gratuitas.

Além da narração de histórias, o projeto tem por objetivo incentivar a leitura através de troca de livros e mediação e o público também vai poder participar de uma Roda de Histórias onde terá voz para contar, compartilhar e relatar causos criando um espaço para conversa, reflexões e discussões.

Confira programação do projeto “Solos de Histórias:

· Terra nos sapatos – Sessões de histórias selecionadas do repertório da Cia do Solo composto por contos tradicionais de diversas culturas, todos em domínio público. Duração: 40 minutos;

· Escambo-Escambo – Sob uma tenda será criado um espaço acolhedor para leitura e mediação de livros, além da realização da troca de livros entre o publico. Duração: 4 horas;

· Solo com Vida – Sessões com contadores de histórias profissionais convidados, entre eles Paulinha Cavalcanti, contadora de histórias, atriz e arte educadora; Anderson Barreto, artista multilinguagem e educador; Daniela D’Andrea, educadora e contadora de histórias; Alexandre Damascena, ator e professor de dramaturgia e literatura; Angelo Tramezzino, ator, diretor, contador de histórias e agente cultural e Daniel Martinez, ator, contador de histórias, escritor, arte-educador e pedagogo Duração: 40 minutos;

· Roda de Histórias – Atividade onde o público assume o protagonismo e compartilha as histórias que sabe, enquanto os contadores da Cia do Solo animarão a roda tocando e cantando e contando pequenos causos, entre uma história e outra. Duração: 40 a 60 minutos.

Outubro
18/10 – Casa do Palhaço, em Itaguaí, das 9h às 16h
22/10 – Praça Dr. Nilo Peçanha, em Magé, das 13h às 17h
29/10 – Praça Xavier de Brito, Tijuca, RJ, das 10h às 14h
Novembro
6/11 – Parque das Águas, Resende, das 9h às 13h
12/11 – Praça Robert Simões, Mangaratiba, das 9h às 13h
20/11 – Praça Aguinaldo Pereira – Parada Modelo, Guapimirim, das 9h às 13h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -