- Publicidade -

Trio Estadual da República do Cazaquistão realiza concerto gratuito

Publicado em:

Trio Estadual da República do Cazaquistão
Foto: Arman Eshmanov

Em concerto único, o Fort Trio – Trio Estadual da República do Cazaquistão, realiza apresentação no Rio de Janeiro na Escola de Música da UFRJ.

Formado por Timur Urmancheyev (pianista e diretor artístico), Maxat Jussupov (violino) e Murat Narbekov (violoncelo), o trio integra a Organização Estatal de Concertos “Kazakhconcert”, que reúne atividades artísticas de música erudita e folclórica, além de teatro do país asiático. Em parceria com outras instituições, o trio busca apresentar a cultura cazaque mundo afora, já tendo realizado concertos em Roma, Paris, Berlim, Moscou e Pequim.

A música nacional e o folclore cazaques têm um papel muito importante na atividade artística do conjunto. Por isso, na capital fluminense, o repertório inclui composições tradicionais como “Yapurai” e “Kerogly”, de Arman Zhayim. A música folclórica cazaque advém de lendas e da literatura épica passadas de geração em geração, acompanhadas por instrumentos típicos do país – originalmente destinado a dar sinais durante a caça ou para rituais religiosos xamânicos.

Além das obras tradicionais da cultura do Cazaquistão, o repertório terá obras de Felix Mendelssohn, com Piano Trio n.1 em D menor; Maurice Ravel (Piano Trio, movimentos 1 e 2); e Astor Piazzolla (As Quatro Estações Portenhas). O repertório do Forte Trio inclui obras do período barroco, as grandes obras-primas do período Romântico, composições de autores cazaques contemporâneos e arranjos de música tradicional de seu país.

Após o concerto no Rio de Janeiro, o Fort Trio segue para Brasília, Belém e Goiânia, em turnê com as orquestras e regência do maestro Miguel Campos Neto.

Serviço
Concerto do Fort Trio – Trio Estadual da República Estadual do Cazaquistão
Data: 19/10/2022
Hora: 19h
Local: Salão Leopoldo Miguez – Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio, 98 – Centro)
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -