- Publicidade -

“Nhande Marandu”- Cultura Indígena ganha exposição no Museu do Amanhã

Publicado em:

Nhande MaranduA partir de 11 de novembro, entrará em cartaz no Museu do Amanhã a exposição “Nhande Marandu – Uma história de etnomídia indígena”, que reunirá produções contemporâneas dos povos indígenas, mostrando como eles já fizeram e fazem comunicação analógica e digital. Comunicadores e artistas se apropriam de múltiplas linguagens e mídias para reproduzir suas próprias narrativas, sem os estereótipos impostos pela cultura colonial dominante.

Desde a curadoria, realizada por Anápuáka Tupinambá, Takumã Kuikuro, Trudruá Dorrico e Sandra Benites, passando pela identidade visual, redação e tradução de textos, produção audiovisual e sonora, profissionais indígenas participaram de todo o processo criativo. Abraçando múltiplas linguagens, a exposição traz um vasto acervo com fotos, videoclipes, filmes, artes visuais, acervos de rádios e livros de Denilson Baniwa, Ailton Krenak, Zahy Guajajara, Sallisa Rosa, Jaider Esbell, Gustavo Caboco, Brisa Flow, entre tantos artistas e comunicadores contemporâneos. A iniciativa é realizada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã, que tem todas as atividades pelo Santander.

Aliás, a abertura da mostra fará parte da programação do Festival Revide! Movimentos Para Imaginar Amanhãs, realizado entre 11 e 13 de novembro. No dia 12 haverá, ainda, uma roda de diálogo mediada pela ativista indígena Artemisa Xakriabá, com a participação da rapper indígena Katú Mirim e o fundador da primeira rádio indígena do Brasil, Anápuàka Tupinambá. Artistas indígenas também integram a programação do evento, entre eles estão a cantora Djuena Tikuna, que dividirá palco com Larissa Luz e o bloco afro Ilú Obá de Min; a cantora Kaê Guajajara, que se apresentará ao lado de Rincon Sapiência e Brisa Flow e a artista visual Sallisa Rosa fará uma performance.

Serviço
Exposição “Nhande Marandu – Uma história de etnomídia indígena”
De 11 de novembro de 2022 a 30 de abril de 2023 no Museu do Amanhã
Horário de funcionamento do Museu: de terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -