- Publicidade -

“Raízes da Baixada” homenageia representantes da luta contra o racismo estrutural

Publicado em:

Exposição “Raízes da Baixada” é uma das iniciativas do Mês da Consciência Negra, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu (Fenig) e da Secretaria Municipal de Cultura.

“A Galeria de Artes Fenig está aberta a todos para conhecer as obras dos artistas que potencializam a produção das artes visuais em Nova Iguaçu e na Baixada. Neste mês da Consciência Negra nós destacamos esses valores do nosso território e incentivamos que mais pessoas se dediquem à apreciação e à produção das artes visuais”, destacou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

Em “Raízes da Baixada”, Roberta Gomes homenageia representantes da luta contra o racismo estrutural. Homens e mulheres formando opiniões e gerando legado para as próximas gerações. Entre as armas de luta, a Cultura, em segmentos como a literatura afro-futurista, a fotografia documental, as religiões de matriz africana, a tradição da oralidade e a música. Os homenageados são Cida Santana, Tia Rosa, Macedo Griô, Lu Ain-Zaila, Geraldo Bastos e Jorge Ferreira. Roberta utiliza a técnica da colagem. A curadoria é de Kakau Silva.

“Trabalho com pintura abstrata (expressionismo abstrato) e colagem. São vários temas, como a natureza e o recorte racial. A inspiração vem da trajetória de trabalho com artistas plásticos da Baixada”, detalhou Roberta.

“É de suma importância ter em nossa cidade um espaço para que os artistas possam mostrar seu trabalho. A Fenig está de parabéns democratizando o acesso a arte”, finalizou Roberta.

A exposição “Raízes da Baixada”, de Roberta Gomes, se junta aos grandes momentos da Galeria de Artes Fenig, entre eles, as recentes exposições BXDLambe, de Pietra Canle e Silas Sena, do artista visual Tomas Weverton e a fotográfica “Nova Iguaçu em Foco”, de Paulo Santos. As artes visuais são uma tradição da Fenig, que, num resgate dessa vocação, inaugurou a Galeria de Artes Fenig em novembro de 2019, com a exposição internacional “Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra.

 A exposição pode ser visitada a partir da próxima terça-feira (22), na Galeria de Artes Fenig, na rua Governador Portela, 812, 2º andar, no Centro de Nova Iguaçu. De segunda a sexta-feira, de 9h às 16h30, com entrada gratuita.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -