- Publicidade -

“Realeza”: Fernando Torquatto lança livro ressaltando a beleza negra

Publicado em:

O maquiador e fotógrafo, Fernando Torquatto, conhecido pela caracterização de personagens icônicos da televisão, promoveu na noite de  23 de novembro, uma grande festa no Copacabana Palace, para celebrar o lançamento de seu livro intitulado “Realeza”, que enaltece a potência da beleza negra brasileira.

"Realeza"Para transpor o olhar para novo livro, ele conta, “É um mundo que pertence a todos nós. Faz parte da nossa existência. essa convivência, essa observação. Eu venho trabalhando com muitas modelos e atrizes negras desde o inicio da minha carreira. Meu exercício com essa pele, com essa beleza, vem desde o inicio da minha carreira. Nesse livro, eu decidi colocar o foco não só na beleza, mas também na diversidade. O que eu queria era mostrar um pouco deste panorama, tanto do universo feminino ou masculino”.

“Eu sou muito feliz, o meu temperamento me permitiu ser muito ousado e não correr riscos. Ao longo da minha vida, eu sempre fiz o que eu quis. Isso me deu uma identidade, uma forma de trabalhar muito particular. Desde a revista Quem ao “Superbonita”, e ela eu já via essa diversidade, numa época que, aliás, eu nem pensava nisso. Eu gosto de gente, a minha relação é com pessoas. E se eu sinto uma alma boa, eu me conecto de vez. Eu procuro ter um olhar generoso com todo mundo”.

Sobre o livro ele conta, “A noite foi como a realização de um sonho para mim. Isso porque o que eu queria era que essas pessoas lindas e fortes se sentissem verdadeiramente representadas por toda a beleza e potência que elas possuem. Se meninos e meninas por aí conseguirem se ver refletidos nesse trabalho, eu já vou ter alcançado o meu objetivo. Por isso, a celebração desta noite vai muito além do meu projeto, não é apenas sobre o livro, é sobre vozes e belezas negras ocupando seus espaços. É sobre ajudar a dar visibilidade para tanta gente talentosa brilhar”, conta Fernando Torquatto, que finaliza “Eu sempre digo que “Realeza” é , certamente, meu trabalho mais autoral”.

A nova obra do artista publicada, pela Luste Editores, tem direção de arte por Clayton Carneiro, prefácio por Djamila Ribeiro. “Realeza” traz mais de 180 cliques fotografados pelo artista exclusivamente para esse projeto. Além disso, Torquatto ainda ressaltou durante a noite que parte do lucro com a venda dos livros será doada para o Instituto Identidades do Brasil (IDBR), uma organização sem fins lucrativos, comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial.

“Fernando procurou fazer um livro muito diverso, com uma quantidade incrível de personalidades negras do país, desde atores, políticos, modelos, filósofos… pessoas inspiradoras, lindas e eu acho que ele conseguiu fazer um super trabalho. Ele é uma pessoa muito elegante e os trabalhos dele não poderiam ser diferentes, disse Taís Araújo.

Teresa Cristina destacou a importância de eventos como esse, que abrem espaço para a pluralidade. “Eu cansei de ser a única mulher preta em eventos elegantes como esse e hoje o Fernando conseguiu reunir tanta gente linda, tanta cor, tanta diversidade no Copacabana Palace que a gente pode se sentir em casa, realmente representado nessa festa”, afirmou Teresa.

“Ver a potência da beleza preta retratada dessa forma em “Realeza”, poder participar de uma festa como essa, em um lugar tão lindo como o Copacabana Palace, entrar aqui e se sentir pertencente a esse lugar é tão poderoso, é tão importante. Esse livro precisa chegar no mundo todo, porque assim como eu me vi grandiosa e forte nele, muitas outras mulheres pretas retratadas no livro também se sentiram e eu pude ouvir isso de várias delas nessa noite. Outras pessoas pretas precisam se sentir representadas dessa forma”, declarou a atriz Aline Borges.

O evento que também comemorou os 19 anos de Consciência Negra no Brasil, contou com mais de 250 convidados, projeções de fotografias do novo livro do artista, um beauty talk promovido pela MAC Cosmetics e com participação da maquiadora Katia Araújo e da especialista em pele negra, Dra. Katleen Conceição, sobre a representatividade e diversidade no mercado de beleza, além de um poket show com uma das grandes apostas femininas da Black Music carioca, a cantora Kynnie.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -