- Publicidade -

Semana de Arte Favelada retorna no Complexo de Favelas da Maré

Publicado em:

A primeira edição da Semana de Arte Favelada começou no dia 2 de Novembro, com mais de 200 artistas e produtores culturais periféricos de diversas vertentes artísticas, ocupando um espaço tão significativo como o Theatro Municipal do Rio. Após um breve intervalo, a SAF retorna às atividades, com uma Exposição de artes visuais, no Complexo de Favelas da Maré. Aliás, a produção ressaltou “A semana virou mês”.

22 artistas integram esse terceiro momento do projeto, com suas obras repletas de potência, arte e vida. A Semana de Arte Favela tem mostrado a potência das favelas do Brasil, sendo uma grande oportunidade para artistas promissores e talentosos que por fim conquistaram protagonismo por meio deste evento. Assim, a SAF apresenta novas formas de representação, fortalece a comunidade e promove o diálogo desses artistas para o grande público.

A primeira semana foi, certamente, um sucesso! O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado no dia 14 de julho de 1909, considerado até hoje um dos mais importantes teatros do Brasil e da América do Sul, portanto, vê-lo lotado de gente preta ocupando todo o espaço para assistir ou ser assistido, consumindo e produzindo arte favelada, foi histórico, quebrando a elitização das manifestações artísticas em lugares como esse.

Para o articulador social e produtor da SAF, Wellington de Oliveira, o evento é mais uma mostra da potência que as favelas representam no Brasil e revela o objetivo principal da SAF. “É com o desejo de projetar toda a cultura potente presente nas favelas que nasce a Semana de Arte Favelada, que visa romper com a lógica mercadológica, evidenciando assim que arte favelada já acontece, mas de acordo com nossas próprias formas e estruturas”, enfatiza.

Trazendo à cena uma proposta contemporânea e necessária, como a visibilidade e reconhecimento da arte produzida em favelas, a Semana de Arte Favelada tem servido como um símbolo de resistência e afirmação de narrativas, exercendo também o poder de transformação social. Sendo assim, a primeira edição da SAF tem conquistado público e reconhecimento de diversos meios, tornando-se um evento promissor no cenário cultural do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Data: de 2 novembro a 17 de dezembro
Hora: de 10h às 17h
Endereço: Rua Bitencourt Sampaio, 181 – Maré
Ingressos: GRATUITO
MAIS INFORMÇÕES: https://linktr.ee/semanadeartefavelada

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -