- Publicidade -

“Trewa” traz para a cena a voz e a ancestralidade do povo Mapuche

Publicado em:

“Trewa”, espetáculo chileno que traz para a cena a voz e a ancestralidade do povo Mapuche, ao investigar a morte da ativista Macarena Valdés. Macarena Valdés era uma líder indígena mapuche que morreu em um conflito territorial em 2016, no Chile.

“Trewa” é um documentário cênico etnográfico que aborda a investigação do crime a partir da exumação do corpo da ativista, cuja morte havia sido inicialmente divulgada como suicídio. “Trewa” é um dos quatro espetáculos internacionais que compõem a programação do 15º FIT BH (Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte), cujo tema deste ano é “Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade”. Ele será apresentado virtualmente e acessado, de forma gratuita, pelo site do Festival.

A pesquisa do grupo KIMVN busca trazer para a cena teatral a voz e a ancestralidade do povo Mapuche, conectando lutas por direitos atuais com as de seus antepassados e, também, com a violência vivida na ditadura civil-militar chilena. As montagens da companhia são multidisciplinares e buscam promover a valorização da língua, a cosmovisão e a cultura do povo indígena, dando visibilidade à violência histórica que viveram.

Segundo Paula Gonzáles Seguel, uma das diretoras e fundadoras do grupo, 90% da população chilena tem origem Mapuche, ainda que não se reconheçam como tais, o que aconteceu com ela, nascida em Santiago por conta de uma mudança da avó, que não transmitiu a tradição indígena para a sua mãe. Ela conta que a terceira geração Mapuche é formada por netos de avós que, em sua maioria, migraram de modo forçado.

“Trewa” surge dentro desta pesquisa do grupo e de Paula, ao abordar a vida de Macarena, defensora intransigente dos direitos mapuches, que foi morta aos 32 anos na luta pelo direito à terra contra uma transnacional que visava construir uma hidrelétrica na região. Uma análise forense recente feita pela família de Macarena, junto da Diretora do Departamento de Anatomia e Medicina Legal da Universidade do Chile, revelou que ela havia sido enforcada depois de morta, descartando a hipótese de “suicídio”.

Serviço:
Dia 9 de novembro
Horário: 19h30
Local: Cine Santa Tereza
Gratuito
Classificação indicativa: 12 anos
Dia 10 de novembro
On-line durante todo o dia através do site do FIT

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -