- Publicidade -

“Gaivotas” retorna em nova temporada na Casa de Cultura Laura Alvim

Publicado em:

Projeto idealizado pela atriz e produtora Bibiana Rozenbaum e pelo diretor Fernando Philbert, e realizado pelas produtoras Moinho, Luna e Somos Produções, “Gaivotas” homenageia os 125 anos da primeira encenação de “A gaivota”, obra-prima do dramaturgo russo Anton Tchékhov.

Depois de uma temporada em versão on-line exibida no YouTube do SESC Rio em outubro de 2021 e uma temporada lotada no Teatro Poeira (Poeirinha), a peça retorna em 2023 para sua terceira temporada na Casa de Cultura Laura Alvim.

A montagem de “Gaivotas”  é um drama poético sobre relacionamentos, inspirado no texto “Nina ou da fragilidade das gaivotas empalhadas”, do romeno naturalizado francês Matéi Visniec, um dos dramaturgos contemporâneos mais encenados no mundo e que propôs o reencontro do trio protagonista 15 anos depois. Para isso, mudou o desfecho da peça de Tchékhov, tornando fracassada a tentativa de suicídio do personagem Konstantin. Já “Gaivotas” adapta a obra de Visniec ao trazer falas do original de Tchékhov, um pequeno texto de Domingos Oliveira e um trecho de uma entrevista do autor romeno sobre a democracia. Nada mais atual!

No texto de Matéi Visniec, “Nina ou da fragilidade das gaivotas empalhadas”, o personagem Konstantin, que havia se suicidado na obra de Tchékhov, reaparece. Ele, Nina e Boris reencontram-se 15 anos depois do desfecho da peça “A gaivota”. Mais maduros e amargurados pelo tempo, precisam lidar com as pontas soltas deixadas pelas decisões que tomaram ao longo de suas vidas. “Gaivotas” traz uma mensagem de esperança e superação. Os personagens são como gaivotas, mortas e empalhadas nas lembranças do passado, mas nada impede que, no universo de Visniec, elas possam ter uma nova chance.

   Serviço
Temporada de 11 de janeiro a 16 de fevereiro
Sessões: quartas e quintas, sempre às 20h
Local: Casa de Cultura Laura Alvim
Ingressos pelo site
Indicação etária: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -