- Publicidade -

“Marambaia” traz ao palco reflexões sobre resistência e ancestralidade

Publicado em:

Foto: Hudson Batista

Misturando realidade e ficção e levantando questões importantes de resistência, ancestralidade e sustentabilidade, o espetáculo “Marambaia” chega aos palcos das Arenas Cariocas de Realengo e Madureira.

Com a história de uma população remanescente de quilombolas ameaçada de permanecer no seu território com a chegada da Opará Mineradora, o drama épico é contado por 29 atores, entre 08 e 40 anos, formados pela Gudi Hud – Escola de Teatro.

A chegada de uma equipe de pesquisadores mudará os rumos dessa história, por meio das narrativas dos moradores dessa ilha, que recriam e remontam discursos que constituem a historiografia do lugar, narrando os contos de seus personagens e levando o espectador a refletir sobre a trajetória de resistência dessa comunidade. A narrativa mistura elementos épicos, da realidade vivida pelo pesquisador com as narrativas dos moradores da Ilha, e a ficção da empresa mineradora, porém, tão real em tantas comunidades pelo país.

Com a Direção Geral do ator-pesquisador e professor de teatro Hudson Batista, a pesquisa sobre a história da Ilha da Marambaia – também conhecida como Restinga da Marambaia, localizada na Zona Oeste do Rio – começou em 2013, quando trabalhou como pesquisador bolsista na Vale do Rio Doce. Junto com uma equipe da UFRJ, o grupo frequentou o local por um ano. Desse trabalho, o livro Marambaia foi lançado e, a partir daí, a peça que leva o mesmo nome.

“Marambaia” é o primeiro espetáculo de montagem da Gudi Hud – Escola de Teatro e não conta com patrocínio, sendo construído com a força dos alunos e demais envolvidos no projeto.

Serviço:
Data: 11 de janeiro
Horário: 18h
Local: Areninha Carioca Gilberto Gil
Av. Marechal Fontenele, 5.000 – Realengo – RJ
Venda através do telefone: 21.99021.8091
Data: 13 de janeiro
Horário: 18h
Local: Arena Carioca Fernando Torres
Endereço: Rua Bernardino de Andrade, 200 – Madureira – RJ
Venda através do telefone: 21.99021.8091

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -