- Publicidade -

“Pasmado” faz curta temporada no Teatro Café Pequeno

Publicado em:

Pasmado
Foto: Leonardo Lopes

Mesclar uma parte de história com a memória afetiva e a experiência de quem viveu tudo isso na pele, é uma das propostas da montagem “Pasmado”, da Associação Cultural Peneira, que chega ao Teatro Café Pequeno, no Leblon, para uma curta temporada.

A peça conta a história dos irmãos João e Zezé que moram no Morro do Pasmado, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, na década é 60, no ápice da política de remoções de favelas cariocas, onde mais de 176 mil pessoas foram deslocadas para conjuntos habitacionais construídos na Zona Oeste da cidade. A ação, denominada “Aliança para o Progresso”, foi um projeto político executado pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a presidência de John F. Kennedy.

Muitas comunidades surgiram, algumas foram incendiadas e parte de seus líderes desapareceram. Após o falecimento da mãe, os irmãos herdam “Jurema”, um móvel que acreditam ser muito valioso. João foi contratado recentemente como contínuo em um prédio público no Rio. Zezé tira seu sustento atuando como boleira em uma padaria no Pasmado. Com a notícia de um projeto de remoção dos moradores do Morro, a relação entre os irmãos é colocada à prova. A dinâmica entre a narrativa e os atores é permeada por casos ocorridos no processo de remoções do Rio de Janeiro em diversos momentos de sua história.

Ao final de algumas sessões do espetáculo serão realizados bate-papos com o intuito de ampliar as discussões e atravessamentos relacionados às remoções. Seguem os convidados abaixo:

03/02 – Anderson Quack – Carioca da Cidade de Deus Universitário da Sociologia na UFF pai de três meninos, cineasta, Diretor Artístico, produtor cultural e integrante do grupo Awurê.

04/02 – Dona Celina e Dona Zica – Mulheres removidas do Morro do Pasmado. Moradoras e realizadoras de ações comunitárias na Vila Aliança

10/02 – Lucas Faulhaber – Arquiteto e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Autor do livro SMH 2016: remoções no Rio de Janeiro olímpico. Atua como assessor técnico e militante junto ao movimento popular de moradia e vice-presidente do CAU/RJ.

O espetáculo estreou em dezembro de 2022 em cinco lajes da Vila Aliança, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e faz parte da pesquisa de repertório da Peneira, que atua articulando atividades culturais na cidade.

Serviço:
Espetáculo “Pasmado”
Local: Teatro Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva 269, Leblon, Rio de Janeiro)
Datas: 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de fevereiro
Sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 19h
Ingressos  na bilheteria e pela Sympla
Duração: 70 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -