- Publicidade -

“Riobaldo”, monólogo de Gilson de Barros, volta ao circuito

Publicado em:

“Riobaldo”, monólogo de Gilson de Barros, com direção de Amir Haddad, volta ao Rio de Janeiro, em temporada no Museu da República. Baseado no livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos melhores da nossa literatura, o espetáculo “Riobaldo”, é uma adaptação do romance da obra de Guimarães Rosa.

Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor homossexual por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.

O recorte ilumina a importância dos amores, do ex-jagunço, que dá nome à peça, com três pessoas que determinaram sua trajetória: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. Ao rememorar, Riobaldo reflete sobre questões que extrapolam o sertão e caracterizam a própria dialética da travessia do homem humano.

“Riobaldo” estreou em março de 2020, no Espaço Cultural Sérgio Porto, porém uma semana depois, teve a temporada cancelada em decorrência da pandemia. Manteve sua interlocução com o público por meio de lives entre ator e diretor, e foi pioneira nas apresentações virtuais. Em 2022, a peça iniciou turnê pelo país.

A produção avisa ao público, que essa temporada terá um diferencial: Nos dias de chuva, o espetáculo acontecerá, normalmente, dentro do teatro, mas, quando o tempo estiver bom, o cenário mudará diariamente. A peça acontecerá, a cada dia, em um dos lindos espaços abertos do Museu, presenteando o espectador, com as belezas de seus majestosos Jardins.

 Serviço:
Riobaldo
Local: Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete).
Temporada: 20 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023.
Dias: sexta, sábado e domingo, às 19h.
Ingressos pela Sympla
Classificação indicativa: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -