- Publicidade -

2ª edição do projeto “RESSONÂNCIAS” apresenta obra inédita de Mariana Manhães

Publicado em:

A imaginação e a linguagem sempre permearam as obras de Mariana Manhães. Ela cria animações a partir de imagens que estão presentes em sua vida cotidiana, desde 2005. Suas peças são consequências do comportamento dessas animações.

Mariana ManhãesA obra, “Prenúncio da saliva”, criada especialmente para o Ressonâncias, é uma máquina instalação que propõe uma realidade própria na esfera da imaginação. A artista transformou a galeria do nível 4 do Centro Cultural Oi Futuro em seu ateliê. A obra foi praticamente toda construída dentro da galeria, numa produção integrada com o espaço expositivo.

A artista convida os visitantes a pensarem além do antropos. Ao entrarem na sala, os visitantes serão apresentados a uma situação que não se revela facilmente: uma parte da galeria é isolada por plástico transparente, criando uma espécie de paisagem. Movimentos acontecem dentro desse espaço, que nem sempre são fáceis de serem desvendados. Para quem olha, dá-se a impressão de ver uma topografia de alguma ordem.

Do lado de fora desse espaço isolado, um monitor de LCD apresenta uma paisagem que se mexe, como se fosse um ser vivo. Esse movimento acontece em sincronia com uma voz, que parece ser da própria paisagem, transformando-a num personagem que fala. Sua fala é acompanhada pelo movimento de pedaços de tecido e plástico, que adentram pela área da “topologia” e a transformam. O espaço é permeado pelos movimentos, voz e ruídos de funcionamento da obra em si.

Idealizado pela curadora Fernanda Vogas, o projeto Ressonâncias conjuga arte contemporânea, sonoridade, ciência e novas tecnologias. A cada edição, um artista contemporâneo é convidado para criar e produzir uma obra inédita e específica para o projeto.

“O projeto Ressonâncias materializa a vocação do Centro Cultural Oi Futuro, que é impulsionar a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, possibilitando a criação de obras inéditas, que dialogam com o espaço arquitetônico, e de novas formas de interação entre público e obra”, afirma Victor D’Almeida, gerente de Cultura do Oi Futuro.
Além da exposição da obra “Prenúncio da saliva” o projeto também irá oferecer a palestra ‘Entre a criação e a exposição: o espaço expositivo como ateliê da artista’, na qual a artista e a curadora falarão sobre o processo de criação e construção da obra. A palestra/roda de conversa será realizada na Casa França Brasil com entrada gratuita.

“A arte contemporânea se reinventa a todo instante. A obra de Mariana Manhães desconstrói formalidades, reorganiza materiais, objetos e o próprio espaço de uma forma inovadora”, afirma Fernanda Vogas, curadora da exposição.

SERVIÇO
Exposição: “Ressonâncias”
Local: Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de dezembro 63 – Flamengo)
Visitação: 15 de fevereiro até 26 de março
Dias e horário: quarta a domingo, das 11h às 20h
Entrada Franca | Classificação livre
Palestra/ Roda de Conversa
‘Entre a criação e a exposição: o espaço expositivo como ateliê da artista’
Casa França Brasil | Sala de leitura
25 de março, às 15h, gratuito
Tradução LIBRAS

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -