- Publicidade -

“Bordador de Mundos” em nova temporada no Teatro Ipanema

Publicado em:

Bordador de Mundos
Foto: Valmyr Ferreira

Após estreia no Sesc Tijuca e circulação nas arenas e lonas culturais do Rio, o infantojuvenil “Bordador de Mundos” segue para nova temporada no Teatro Ipanema. A trama alerta sobre a importância do cuidado com a saúde mental da sociedade que depende do acesso ao lazer, à cultura e a uma vida digna e de qualidade. O projeto tem três indicações ao Prêmio CBTIJ (Programação Visual, Figurino e Atriz em papel coadjuvante).

Na peça, as crianças e os adolescentes viajarão pelo universo incrível de Arthur Bispo do Rosário, artista fundamental para a História da Arte brasileira. Nascido em Japaratuba (SE), no início do século XX, era um homem preto, nordestino, diagnosticado com esquizofrenia e que foi – e sempre será – um artista contemporâneo de obra singular, precursor no modo de confeccionar suas peças, reciclando não só materiais, mas ideias, ideais e sonhos. Em seu nome, o protagonista carrega o nome de Nossa Senhora do Rosário, protetora dos homens pretos, como ele.

Aliás, a peça nasceu do desejo de contar histórias que precisam ser contadas e que seguem ainda lutando por um espaço de visibilidade dentro da sociedade e também nas memórias de todos.

Gabriel Mendes, diretor do espetáculo, destaca, “A trajetória de Arthur Bispo do Rosário nos ensina a entender o quão cruel pode ser a vida, mas que também é preciso observar os indivíduos por suas belezas e poesias. Falar desse artista incrível é também falar sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental, entendendo esse conceito como algo amplo que vai desde do acompanhamento médico até o acesso à cultura e ao lazer. E trazer essas temáticas para as crianças é apostar em um futuro mais saudável para todos, em que cuidar da mente deixe de ser um tabu e passe a fazer parte de nossas vidas”.

“Bordador de Mundos” apresenta, então, de forma lúdica, a trajetória desse artista que, de muitas formas, foi oprimido pela sociedade. Além disso, estimula uma reflexão sobre a saúde mental e sobre a importância da reciclagem e a promoção de uma vida sustentável. Em cena, elementos fundamentais na obra de Arthur Bispo do Rosário ajudam a construir um “manto da apresentação” para os espectadores.

Serviço
Bordador de Mundos
Data: 04,05,11 e 12/03 – duas sessões – às 11h e 16h
Teatro Ipanema ( Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema )

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -