- Publicidade -

Casa Museu Eva Klabin ocupa sua fachada com arte digital e vídeos de artistas nacionais e internacionais

Publicado em:

Casa MuseuA Casa Museu Eva Klabin inaugura no dia 25 de fevereiro o projeto “KINA – Novos Sons e Novas Visões”, uma série de projeções com onze artistas que ocuparão a fachada e o auditório da Casa Museu, podendo ser vista por quem estiver passando em frente ou visitando o museu, durante dois meses.

Com curadoria de Gabriela Maciel e co-curadoria de Yasmin Zyngier, o projeto inclui vídeos de artistas contemporâneos nacionais e internacionais que abordam diversos conceitos e estéticas, realizados com técnicas de cinema, vídeo e arte digital. “Este projeto visa compartilhar e aproximar a produção artística, expondo ao público pluralidades contemporâneas e novas narrativas, enfatizando o potencial criativo, intelectual e realizador de jovens criadores, unindo histórias, culturas e linguagens entre memórias e projeções de futuros”, diz a curadora Gabriela Maciel.

Diogo Maia, museólogo da Casa Museu Eva Klabin, conta, “A exposição KINA surgiu a partir de um antigo desejo de transformar a fachada do museu em uma enorme tela de projeção de videoarte. A mostra tem por objetivo oferecer um instante de tranquilidade, de fruição artística, para o grande público que circula diariamente no entorno do museu. O projeto KINA é a primeira das várias exposições temporárias programadas para acontecer na Casa Museu Eva Klabin ao longo do ano de 2023”.

“KINA” também convida o público a conhecer o interior da Casa Museu Eva Klabin com sua coleção que constitui um dos importantes acervos de arte clássica do setor museal nacional, com mais de duas mil peças, cobrindo um arco de tempo de quase 50 séculos, procedentes de quatro continentes. Durante os dias e horários de visitação, de quarta à domingo, das 14 às 18h, os mesmos vídeos projetados na fachada poderão ser vistos com áudio original no auditório, com capacidade para 80 pessoas.

Além disso, apresentações musicais também acontecem em três datas: na abertura, dia 25 de fevereiro, e nos dias 16 de março e 13 de abril, com DJs tocando novas sonoridades que mesclam influências afro, jazz, mpb, eletrônica suave e outras vertentes musicais., ocupando os jardins da Casa Museu.

Até o final da exposição em 23 de abril, aos sábados e domingos, a equipe de educadores realiza a Oficina – Arte na Fachada, atividade em que os participantes – crianças a partir dos cinco anos, jovens e adultos -, produzem propostas artísticas para a fachada da Casa Museu. Peças da coleção serão utilizadas como temas para estimular o público a realizar as composições de imagens. A oficina é gratuita.

A Casa Museu Eva Klabin fica na Av. Epitácio Pessoa, 2480 | Lagoa | RJ | (21) 3202-8550

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -