- Publicidade -

Festival Internacional Cinema e Transcendência chega ao CCBB Rio de Janeiro

Publicado em:

Após oito edições no CCBB Brasília e duas on-line, o Festival Internacional Cinema e Transcendência chega ao CCBB Rio de Janeiro no ano em que comemora dez anos. Único festival de cinema no Brasil a investigar a subjetividade dos caminhos da consciência e do autodesenvolvimento através da arte cinematográfica, ele apresenta, em sua estreia carioca, documentários que se destacaram nas últimas edições e a Mostra Brasil Profundo, uma seleção de produções nacionais que trazem um Brasil desconhecido por muitos de nós – o sertão mitológico, poético, indígena, africano, encoberto por lendas, festejos e cordéis.

Além disso, o Festival Internacional Cinema e Transcendência também terá uma programação especial no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com as exibições de dois longas-metragens que abordam os legados da filósofa e ativista popular indiana Vimala Thakar e de Gloria Arieira, professora brasileira de Vedanta, conhecimento ancestral da Índia.

Além dos filmes, diversas atividades culturais – aulas de yoga, de frevo, contação de estórias, apresentações musicais – acontecerão no foyer do cinema, com entrada franca, nos fins de semanas. A abertura do Festival, no dia 1º de março (quarta) contará com o show Outros Sertões, com Maísa Arantes (rabeca) e Marcelo Nader (violão).

 Os ingressos para as sessões de cinema podem ser adquiridos na bilheteria física ou no site do CCBB, a partir das 9h do dia da sessão.

 Os títulos selecionados para o festival transcendem padrões e promovem uma relação transformadora entre o cinema e a realidade de cada pessoa, abordando temas como a espiritualidade, práticas de autoconhecimento, meditação, biografias de estudiosos, sábios ou gurus, ancestralidade, expansores alucinógenos, terapias, xamanismo e outras questões que perpassam o caminho de busca pela consciência. “O que nos nutre é a possibilidade de promover a relação do cinema como arte mediadora entre o sentido estético e a experiência introspectiva de autoconhecimento”, diz o curador André Luiz Oliveira.

 Na programação retrospectiva de estreia no CCBB Rio de Janeiro, serão apresentados documentários que foram destaque nas últimas edições do Festival como Psicomagia, o mais recente filme do chileno Alejandro Jodorowsky, para quem o cinema é capaz de “transformar almas e mentes”; Meeting the Beatles in India, no qual o cineasta Paul Saltzman refaz sua jornada de 50 anos atrás, quando passou um período transformador de vida com os Beatles na moradia do guru Maharishi Mahesh Yogi; Dying to Know, um retrato íntimo de dois grandes personagens do século XX, os professores de Psicologia de Harvard, Timothy Leary e Richard Alpert, que experimentaram os limites da consciência através do uso de alucinógenos; Finding Joe, uma verdadeira viagem pela psique humana sob a ótica e orientação do mitologista americano Joseph Campbell; e Shadows of Paradise, sobre as transformações vividas pelo Movimento de Meditação Transcendental, a partir de alguns de seus mais consagrados seguidores, como o cineasta David Lynch. E, ainda, o documentário brasileiro Orin – Música para os Orixás, de Henrique Duarte, sobre a influência das cantigas sagradas dos terreiros de Candomblé na MPB.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -