- Publicidade -

Fungos é tema de exposição no Centro Cultural Oi Futuro

Publicado em:

Oi Futuro apresenta a exposição “Simbiose – A conexão pelos fungos” que traz de maneira lúdica a surpreendente e pouco conhecida imensidão do universo dos fungos. Com criação da Deeplab Project – estúdio que integra design e tecnologia para criar experiências – e curadoria de Eduardo Carvalho, a exposição é um pequeno recorte sobre essa vastidão que é o universo dos fungos.

“Falar de fungos é, certamente, abordar a coletividade, a conexão em redes, a transformação na natureza e pela natureza. Estamos entrelaçados, assim como os fungos em suas redes miceliais, responsáveis por nutrir cogumelos e facilitar a comunicação entre espécies vegetais. Essa grande membrana quimicamente sensível, que permite a conexão entre as partes, mesmo a centenas de metros de distância, é uma bela demonstração de como nossas ações têm o poder de impactar o todo, e como o todo nos impacta”, explica Carvalho, curador.

Aliás, a experiência oferecida busca impactar o visitante sobre sua relação com o planeta. “São estimadas 2,7 milhões de espécies de fungos, mas apenas entre 80 mil e 120 mil já foram descritas pela literatura. São seres que podem ser utilizados na construção, na indústria têxtil, na alimentação e, como vem sendo comprovado por pesquisas científicas avançadas, até na medicina. Toda essa riqueza natural pode ser perdida pelo impacto que causamos à Terra, antes mesmo de os conhecermos”, acrescenta Eduardo.

Logo na chegada, um vídeo manifesto traz a mensagem dos fungos aos visitantes na voz do ator Eriberto Leão. Depois, o público transita pelos temas “O que fazem os fungos” e “O que fazemos com o fungo”.  A experiência lúdica é completada pela cenografia.

Ao final da projeção, as luzes guiam o visitante à instalação central, a Árvore da Conexão entre Natureza e Mente que apresenta uma dança luminosa em alusão à rede de comunicação fúngica, do solo para o todo. As luzes remetem também às sinapses, em referência à revolução científica que tem descoberto a função terapêutica dos cogumelos para o tratamento de doenças como a ansiedade e a depressão.

“O Centro Cultural Oi Futuro se consolidou no Brasil seguindo o propósito de promover a convergência entre arte, ciência e tecnologia. “Simbiose” é uma exposição que reflete o interesse do Oi Futuro na inovação que vem da biomimética, isto é, das estratégias da natureza para nossos grandes desafios humanos. O projeto reforça nosso compromisso em contribuir para uma abordagem mais sustentável da relação entre homem e natureza. Apostamos no papel da arte e da cultura para fortalecer tanto debate como a ação ambiental”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.

SERVIÇO:
Exposição “Simbiose – A conexão pelos fungos”
Local: Centro Cultural Oi Futuro ( Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo)
Quando: De 8 de fevereiro a 26 de março, de quarta a domingo.
Quanto: Entrada franca, sem agendamento
Classificação: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -