- Publicidade -

“Literatura de autoria negra” faz reflexão da voz literária negra

Publicado em:

"Literatura de autoria negra"A pesquisa documentada em “Literatura de autoria negra” escrita por Dra. Silvia Barros,  e investiga e celebra as produções artísticas e literárias da população afro-brasileira, é sinal de que nossa sociedade começa a romper com os silenciamentos historicamente perpetuados pelo racismo.

Trata-se de um guia que conduz o leitor pelo longo percurso de elaboração de uma voz literária criada por pessoas negras, a fim de expressar sua poética, sua ficção, sua imaginação de outras realidades e sua denúncia sobre a realidade vivida. Aliás, o desenvolvimento de um projeto educacional que valoriza a cultura africana e afro-brasileira a nível nacional registrou importante progresso com a Lei nº 10.639, publicada em 9 de janeiro de 2003.

“É a lei que estabelece a inclusão do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em todos os estabelecimentos escolares públicos e privados do país. A aplicação da lei busca a valorização de uma das matrizes culturais do Brasil, destacando o protagonismo negro em várias áreas do conhecimento”, contextualiza Dra. Silvia Barros, que atua na educação básica e na especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá) do Colégio Pedro II (RJ).

Para compreender as origens e as bases da literatura de autoria negra, é necessário estudar os sistemas linguísticos e culturais dos quais se originou a cultura afro-brasileira. Um estudo que não pode ser feito em desconexão das demais realidades com as quais o Brasil compartilha relação de identidade e alteridade – levando em conta os pontos de identificação, semelhança e espelhamento, bem como os pontos de divergência, conflito e distanciamento. “Apesar de haver muitas diferenças entre os processos de descolonização brasileiro e o das colônias portuguesas no continente africano, para nós, brasileiros e brasileiras, conhecer a literatura africana é ter acesso a aspectos em comum que nos ligam cultural e socialmente e às possibilidades de influência mútua”, pondera a autora.

Nas pesquisas em literatura brasileira, fica evidente a repetição de estereótipos na caracterização de personagens negros, especialmente dentro das obras de autores e autoras brancos. São procedimentos literários que ainda não ficaram no passado, e que continuarão sendo atualizados nas produções contemporâneas enquanto a conduta de rebaixamento e invisibilização de indivíduos negros – tantas vezes fantasiada de cordialidade racial – não for superada. “Há vários estereótipos relacionados às pessoas negras na literatura brasileira, como a figura da mãe preta, a mulher escravizada (posteriormente a empregada doméstica) que não possui família própria e vive em dedicação total a uma família branca. Essa imagem da mulher negra consolida ideias como a empregada que é ‘quase da família'”, comenta Dra. Barros, especialista em Literatura Brasileira. De acordo com a autora, “a literatura negra contesta papéis como esse ao trazer a perspectiva das personagens negras, fazendo ecoar sua própria voz”, e cita a personagem Suzana, do romance Úrsula (de Maria Firmina dos Reis, 1859), como exemplo.

Ao longo de seis capítulos, o livro “Literatura de autoria negra” amplia a perspectiva sobre a contribuição literária de negros e negras ao mundo – abordando a literatura afro-estadunidense, afro-brasileira, nas Américas e no Caribe, com recorte especial para a participação das mulheres na literatura negra. “O principal objetivo desta obra é oferecer um panorama da literatura produzida por pessoas negras, especialmente no Brasil, de forma a provocar o desejo pelo aprofundamento nessas leituras e nesses estudos”, convida a autora. A leitura é indicada a todas as pessoas interessadas por literatura, principalmente para estudantes de Letras e professores e professoras de Literatura da educação básica que buscam expandir o olhar e os conhecimentos.

A publicação, da Editora Intersaberes, será lançada no dia 20 de fevereiro, para todo o Brasil.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -