- Publicidade -

Musehum recebe novos patrocinadores

Publicado em:

Pela primeira vez desde sua inauguração, o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, no Rio de Janeiro, recebe novos patrocinadores que se somam à Oi na preservação do maior acervo das comunicações da América Latina. Com patrocínio da EY e da Eletrobras Furnas, e apoio do BMA Advogados, o Musehum desenvolverá projeto de tratamento do seu acervo e fortalecerá ações educativas voltadas às escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, com viabilização de ônibus escolares para visitações guiadas e gratuitas.

Musehum
20200117_OI_FUTURO_MUSEHUM_LV

Antigo Museu das Telecomunicações lançado pela Oi em 2007 e gerido pelo Oi Futuro desde então, foi reinaugurado em janeiro de 2020 com novo posicionamento que ampliou sua abordagem para o impacto dos saltos tecnológicos nas relações humanas. Além de investigar e contar a história das comunicações no Brasil, o Musehum explora também os fenômenos contemporâneos e os novos comportamentos surgidos a partir das novas tecnologias – buscando identificar tendências sobre o futuro da própria sociedade.

O projeto de preservação do acervo tomará como ponto de partida uma revisita à Reserva Técnica do Musehum – que reúne 130 mil itens dos séculos XIX, XX e XXI – em busca de novos significados para objetos que estão, pouco a pouco, desaparecendo do dia a dia dos brasileiros – como listas telefônicas, telefones públicos e aparelhos de telefonia fixa. O acervo do Musehum é único no Brasil, pois reúne documentos, fotografias e objetos de extrema relevância histórica, cuja origem remonta à antiga CTB – Companhia Telefônica Brasileira, fundada em 1879 e nacionalizada com este nome em 1923, da qual a Oi é sucessora. O Musehum preserva em sua Reserva Técnica artigos raros como a primeira lista telefônica do Brasil de 1905 e o primeiro aparelho celular a fazer uma chamada no país.

Na exposição permanente, aberta à visitação gratuita no Centro Cultural Oi Futuro, o público pode aprender e refletir sobre o tema das comunicações em instalações interativas e imersivas, que utilizam tecnologias como hiperrealidade e realidade virtual. Sucesso entre os visitantes, a instalação “A Roda” é uma sala imersiva espelhada que levanta reflexões sobre a vida contemporânea ultraconectada e as necessidades básicas humanas de contato social.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -