- Publicidade -

Livro reúne 51 textos de não ficção de Margaret Atwood

Publicado em:

Margaret AtwoodAutora de uma obra de ficção que já conquistou grandes prêmios e inspirou famosas adaptações para as telas, Margaret Atwood é também respeitada por seus ensaios, artigos e opiniões. Prova disso está em “Alvos em movimento”, que a editora Rocco lança agora no Brasil. O volume reúne 51 textos de não ficção da canadense, que, escritos entre 1982 e 2004, abordam os mais variados temas.

Estão lá, por exemplo, considerações sobre a difícil relação do homem com a natureza, relatos de uma viagem ao Afeganistão, análises sobre a construção de personagens femininas na literatura e resenhas de clássicos como “Os amores difíceis”, de Italo Calvino, “O general em seu labirinto”, de Gabriel García Márquez, e “Amada”, de Toni Morrison. Além disso a obra traz também histórias mais pessoais como as que aparecem no texto “Ótimas tias”, em que Atwood revisita momentos vividos em família.

Mas a coletânea vai além, o livro revela ao público detalhes do processo criativo da autora. Em “Escrever utopia”, Atwood discorre sobre as pesquisas que fez para moldar o funcionamento da República de Gilead, na qual se passa a trama de “O conto da aia”. No texto intitulado “Em busca de Vulgo Grace”, reflete sobre as bases do romance histórico canadense e sobre os desafios de criar uma narrativa ambientada no passado. Já em “A escrita de Oryx e Crake”, além de falar um pouco sobre os bastidores do desenvolvimento desse título, lembra-se do impacto dos acontecimentos de 11 de setembro de 2001.

“É profundamente inquietante quando você está escrevendo uma catástrofe fictícia e então acontece uma real. Pensei que talvez eu devesse voltar aos livros de jardinagem — algo mais animador. Mas recomecei a rescrever, pois que utilidade teriam os livros de jardinagem em um mundo sem jardins e sem livros?”, diz. “Todo romance começa com um E se? e depois estabelece seus axiomas. O E se? de Oryx e Crake é simplesmente: E se continuarmos pela estrada em que já estamos? Até que ponto o seu declive é escorregadio? Quais nossas chances de salvação? Quem terá a determinação de nos fazer parar?”.

Escritos com simplicidade, os textos de Alvos em movimento convidam o público a se aprofundar em alguns dos dilemas centrais do mundo de hoje e a conhecer de perto uma das mentes mais afiadas da literatura.

Margaret Atwood é autora de mais de 40 livros de ficção, poesia e ensaios. Além de “O conto da Aia”, vencedor do prêmio Arthur C. Clarke, seus romances incluem “Olho de gato: , finalista do Booker Prize; “Vulgo Grace”, ganhador do Giller Prize no Canadá e do “Mondello na Itália; O assassino cego”, vencedor do Booker Prize em 2000; e “Os testamentos”, que recebeu o mesmo prêmio em 2019. A autora mora em Toronto e está na calçada da fama do Canadá.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -