- Publicidade -

“Manual Anticapacitista”: O que você precisa saber sobre inclusão de pessoas com deficiência

Publicado em:

Os amigos Carolina Ignarra, CEO do Grupo Talento Incluir — um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil — e o rapper e líder de Diversidade e Inclusão em uma multinacional de telecomunicações Billy Saga lançam no próximo dia 30 o livro “Manual Anticapacitista – O que você precisa saber sobre inclusão de pessoas com deficiência”, pela editora Jandaíra.

No livro, os autores contam suas experiências como cadeirantes e compartilham ensinamentos fundamentais sobre o que é o capacitismo.  Em 12 capítulos, o “Manual Anticapacitista” é um projeto que conta com o apoio do Grupo Talento Incluir, Pitchcom Comunicação, Angel Produções e Unibes Cultural. De acordo com os autores, tem por objetivo trazer informações sobre o que é e como desconstruir o capacitismo, um comportamento opressor que subestima ou superestima as capacidades de alguém por sua deficiência. Também mostram como a deficiência não os limita e como corpos com deficiência são políticos e geram impacto por onde passam.

A obra reúne ações de conscientização e estratégias para ampliar a inclusão de diversidade e a construção de uma sociedade mais justa. Os autores reúnem casos e histórias que vivenciaram, sobre dificuldades que a opressão do capacitismo traz para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Além disso, também apresenta para o leitor um prefácio disruptivo, com depoimentos de 21 pessoas com diferentes tipos de deficiências e com variadas histórias de vida e papéis sociais.

Além disso, traz informações importantes sobre leis, expressões atualizadas para se referir às pessoas com deficiência, acessibilidade, frases marcantes, histórias reais e dicas de como se tornar um aliado de fato da inclusão de pessoas com deficiência, com uma lista de influencers e pessoas especializadas no tema para seguir nas redes sociais.

O  “Manual Anticapacitista” é uma proposta leve de letramento e propõe a desconstrução dos estereótipos e das barreiras que impedem a inclusão das pessoas com deficiência, de forma constante, profunda e verdadeira, em todas as esferas da sociedade e principalmente no mercado de trabalho e na mídia. “O capacitismo nos resume a uma só condição. É um bloqueador de talentos. Escrever este livro com o Billy faz acreditar que as pessoas com deficiência colherão os avanços que estamos plantando na sociedade com esta obra”, destaca Carolina Ignarra.

“Em uma sociedade que perpetua preconceitos contra pessoas com deficiência, é mais do que urgente pensar em práticas inclusivas. É papel da pessoa com deficiência protagonizar a desconstrução do autocapacitismo e do capacitismo na sociedade. Junto com Carolina Ignarra encontramos uma forma didática de orquestrar aliados que multiplicarão essa prática”, conclui Billy Saga.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -