- Publicidade -

Morte da princesa Diana é ponto de partida de espetáculo “Um Dia Feliz”

Publicado em:

Qual a relação entre a morte de uma importante figura da realeza britânica e um casal de ex-namorados moradores de Magé, na Baixada Fluminense? Este é o ponto de partida do espetáculo “Um Dia Feliz”, idealizado pelo ator Diogo Savala. Sem patrocínio, Diogo decidiu sair da sua zona de conforto e custear a peça ele mesmo.

A pça se passa em 1997, durante a histórica cobertura do velório da Princesa Diana, os ex-namorados Reinaldo e Edilene se encontram para acompanhar os acontecimentos na casa da moça, em Magé. Personagens ficcionais que representam circunstâncias sociais e geopolíticas reais e históricas – Enquanto uma onda de assassinatos ocorre na Baixada Fluminense, a realeza britânica rouba os holofotes midiáticos brasileiros.

Nascido e criado em Magé, Reinaldo (Diogo Savala) é um homem endurecido pela realidade, porém ingênuo e ainda apaixonado pela ex-colega de classe. Já Edilene (Lays Mattos) seguiu a vida – se casou e teve três filhos. Entretanto, a morte do marido adiantou seu retorno a sua cidade natal.

Além de discutir temas como o amor e o luto, a trama se aprofunda em questões políticas, como o surgimento da milícia na Baixada Fluminense e os diversos assassinatos que ocorrem na região.

Diego explica, “Além de estabelecer a época em que se passa a história, a morte da princesa Diana mostra o contraste entre os dois personagens, Reinaldo e Edilene. Enquanto ela se identifica com a princesa, por ser uma mulher politizada e à frente do seu tempo, ele acha uma notícia irrelevante, porque não mudaria em nada sua vida”.

“Descobri que no mês da morte da princesa Diana, agosto de 1997, um vereador havia sido assassinado em Magé. A peça discute sobre essa tensão de uma micropolítica afetiva entre as personagens, um homem e uma mulher, e as tensões macropolíticas simbólicas trazidas pela televisão e pela política local na constituição do modo de vida dessas personagens”, acrescenta o diretor João Cícero.

Aliás, Diego Savala conta que as dificuldades de se fazer teatro independente no Brasil são inumeras, mas realizar algo que eu acredito me dá muito prazer.

Serviço
“Um Dia Feliz”
Local: Teatro Cândido Mendes Ipanema (Endereço: R. Joana Angélica, 63, Ipanema) Temporada: de 02 a 30 de maio / Horário: Terças-feiras às 20h
Classificação: 16 anos
Ingressos pela Sympla

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -