- Publicidade -

A Bruxa de Blair: Reveja filme do estilo horror found footage

Publicado em:

A Bruxa de BlairJá saturado hoje em dia, o estilo de horror found footage se baseia em criar uma narrativa semirreal, onde uma filmagem amadora de um evento sobrenatural é feita e achada pela produção do filme. Totalmente estabelecida no cinema com franquias de Atividade Paranormal e a franquia espanhola de REC, contudo é necessário um pioneiro no estilo para que essa enxurrada aconteça, e este é o caso de A Bruxa de Blair.

O filme se baseia em uma filmagem feita por três estudantes de cinema que estão produzindo um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair, uma figura misteriosa que assombra uma floresta nos arredores de Burkittsville, Maryland. Infelizmente, algumas lendas são apenas histórias reais que foram esquecidas.

Aliás, dizer que A Bruxa de Blair é realmente o pioneiro, no sentido de ser o primeiro, dentro do gênero found footage é incorreto, porém o filme é sem dúvida o mais relevante, e foi o responsável por disseminar esse estilo de filmagem. Verdade seja dita, na época do lançamento a crítica odiou por completo o filme, em grande parte porque ele era dissonante com o estilo de outros filmes de terror, mas o que foi uníssono foi como a campanha de marketing sobre o filme foi diabolicamente bem feita.

Lançado em 1999, a produção se aproveitou do poder que a internet já tinha naquela época. Toda a campanha de marketing se baseou em realmente vender o filme como um documentário real, (dizem as más línguas, baseado em fatos reais) o que maximizou a experiência das pessoas no cinema em um novo nível.

O roteiro e direção de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez explora um tema clássico do terror, o medo do desconhecido. A bruxa nunca aparece de fato, enquanto a narrativa do filme deixa lacunas para o público decidir se aqueles eventos sobrenaturais são factuais ou se são criados por uma atmosfera propícia para pessoas facilmente impressionáveis.

Além disso, o filme foi um excelente investimento para a produtora. Foi oferecido um orçamento de 60 milhões de dólares e arrecadou quase 250 milhões, lucrando o triplo do investimento. O que prova uma velha teoria sobre o cinema, que as adversidades geram bons filmes quando se tem criatividade.

Fato é, A Bruxa de Blair é um filme que se destaca por sua abordagem inovadora, atmosfera angustiante e capacidade de envolver o espectador em uma narrativa assustadora. Se você é fã de filmes de terror que exploram o poder do suspense psicológico, certamente vale a pena conferir essa obra icônica do gênero. Filme está disponível na LIONSGATE+!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -