- Publicidade -

“Guitarra na gafieira” reaviva o clima das gafieiras, misturado a outros estilos

Publicado em:

Sexteto do guitarrista Rogério Guimarães une diferentes estilos em projeto que resgata o clima da gafieira. Os shows gratuitos acontecem nas Arenas Fernando Torres e Dicró e no Centro da Música Carioca.

"Guitarra na gafieira"
Foto: Karla Alvaide

Rogério Guimarães recria o clima das gafieiras com uma nova proposta. O Rogério Guimarães Sexteto com Alex Rocha (baixo), Bruce Lemos (teclados), Victor Vieira (bateria) e os sopros de Anderson Ferraz (trompete) e Josiel Konrad (trombone) apresentam o show “Guitarra na gafieira”.

 Quatro gênios do samba são reverenciados de cara: Noel Rosa (“Conversa de botequim”); Lupicínio Rodrigues (“Se acaso você chegasse”), Ary Barroso (“Na baixa do sapateiro”) e Geraldo Pereira, representado por “Sem compromisso”. A bossa nova faz-se presente com dois de seus principais inventores: Jonnhy Alf e Tom Jobim, dos quais foram escolhidos “Rapaz de bem” e “Samba de uma nota só”, respectivamente. Outro mestre da época é Billy Blanco que, em 1954, criou o “Estatuto da Gafieira”, mui apropriadamente lembrado para o show.

Três outros mestres não poderiam estar de fora: Jacob do Bandolim, Ataulfo Alves e Chico Buarque. O primeiro teve recriado seu “Assanhado”, o segundo faz-se presente com a clássica “Na cadência do samba” enquanto Chico é exaltado através do seu “Samba do grande amor”.

As apresentações acontecem na Arena Fernando Torres, em Madureira (19 de maio); na Arena Dicró, na Penha (31 de maio), e no Centro da Música Carioca, na Tijuca (1º de junho), com entrada franca. O projeto foi contemplado pelo edital de Fomento à Cultura (Foca), da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -