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“O Amor Brasileiro” traz obras de Dom Pedro I e Sigismund Neukomm

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Os conteúdos do portal Musica Brasilis, o maior e mais importante acervo de resgate e disseminação de partituras da música brasileira, são o ponto de partida para o espetáculo “O Amor Brasileiro”, da Série Sonâncias e Ressonâncias, que viaja pelo país com composições de Dom Pedro I e seu mestre, Sigismund Neukomm.

A musicista e idealizadora do Musica Brasilis, Rosana Lanzelotte, apresenta o espetáculo solo "O Amor Brasileiro" Rosana Lanzelotte, musicista e idealizadora do Musica Brasilis, toca pianoforte e apresenta o espetáculo solo que promete emocionar o público no Rio de Janeiro. O recital faz parte da ‘Confraria Nota Azul’, evento que promove encontros entre o público e o que há de lírico, poético e filosófico nas artes nacionais, com entrada franca e ingressos distribuídos, a partir do dia 21 de abril, nos locais de cada evento. Aliás, todas as obras apresentadas neste programa foram resgatadas e estão gratuitamente disponíveis através do portal Musica Brasilis (https://musicabrasilis.org.br/).

D. Pedro I era compositor e músico talentoso, qualidades pouco divulgadas de sua personalidade. Embora haja inúmeras publicações dedicadas a ele, raras são as referências a suas atividades musicais. Suas primeiras composições foram, provavelmente, as seis valsas, datadas de novembro de 1816, quando já era noivo de D. Leopoldina. As valsas de sua autoria, cujos manuscritos não foram localizados, foram mencionadas no catálogo de seu mestre Sigismund Neukomm (1778 – 1858), autor da cópia de uma Valsa de autor não identificado, apresentada neste programa. Seria essa uma das valsas de D. Pedro?

Aluno predileto de Joseph Haydn, Neukomm, compositor austríaco, chegou ao Brasil em 1816, como integrante da Missão Artística Francesa, e logo foi designado mestre de música de D. Pedro..Permaneceu no Brasil até 1821, período durante o qual compôs cerca de 70 obras, muitas dedicadas ao discípulo e outros membros da família real. Foi também o primeiro a se utilizar de gêneros populares brasileiros, como a modinha e o lundu, em obras clássicas, prática que se tornou a marca da produção musical brasileira. Escrito por Neukomm, em 1819, o capricho “O amor brasileiro”, inspirado de um lundu brasileiro, é um exemplo dessa mescla do clássico com o popular e dá nome ao concerto de Rosana Lanzelotte.

Sob a orientação do mestre, D. Pedro escreveu também diversos hinos, incluindo dois grandes marcos na história do país. O primeiro, 1821, é o “Hino Constitucional”, também conhecido como “Hino da Carta”, que foi o Hino Nacional de Portugal desde 1834 até a proclamação da República, em 1910. D. Pedro I também é o responsável pelo “Hino da Independência do Brasil”, que até hoje é um dos símbolos do país.

As partituras presentes no concerto foram publicadas no âmbito do projeto Musica Brasilis, através do Acervo Digital de Partituras Brasileiras, iniciativa patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, com apoio financeiro do BNDES, através da lei de incentivo à cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço:
série Sonâncias e Ressonâncias
Local: Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco da Penitência
Largo da Carioca – Rio de Janeiro
Data: 2 de maio, terça-feira, 12h
Entrada gratuita – ingressos distribuídos no local do evento, a partir do dia 21 de abril

Rota Cult
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Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

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