- Publicidade -

OSB convida violinista Guido Sant’Anna em concerto na Cidade das Artes

Publicado em:

A Orquestra Sinfônica Brasileira subirá ao palco da Grande Sala, na Cidade das Artes, acompanhada de um dos grandes expoentes da música brasileira na atualidade: o violinista Guido Sant’Anna, vencedor do Concurso Internacional Fritz Kreisler (uma das premiações mais importantes no mundo para o instrumento).

No programa, obras de Marisa Rezende, Franz Liszt e Édouard Lalo. A condução ficará a cargo do maestro Lanfranco Marcelletti.

Guido Sant'Anna
Foto: Cauê Diniz.

Do denso ao cintilante, do misterioso ao solar, o programa deste concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira oferece ao ouvinte uma jornada musical intensa, por meio de obras escritas nos séculos XIX e XXI. Começando em clima misterioso, – com Vereda, de Marisa Rezende e Les Préludes, de Franz Liszt – o espetáculo caminha para uma segunda parte luminosa e ritmada, que conta com a Sinfonia Espanhola de Édouard Lalo.

Escrita em movimento único, Vereda é uma peça que contrapõe fragmentos melódicos a outros de natureza rítmica. Derivados do material inicial da composição, esses fragmentos tecem juntos uma oposição, cujo sentido simbólico evoca aquele de uma vereda, que abriga, simultaneamente, contrastes e nuances.

Na sequência, Les Préludes, um dos poemas sinfônicos mais emblemáticos e conhecidos de Franz Liszt. Com um engenhoso arco estrutural – no qual os temas passam por transformações contínuas de melodia, ritmo, harmonia – a obra é um verdadeiro caleidoscópio emotivo, comportando desde passagens tranquilas e líricas até momentos de pathos profundo e intenso drama.

De feições híbridas, com traços que remontam tanto ao concerto quanto à suíte, a Sinfonia Espanhola, Op. 21 de Édouard Lalo é uma poderosa obra concertante na qual ritmos ibéricos são entrelaçados em uma rica textura orquestral. Embora não tenha cadências, a composição se configura como uma espécie de concerto para violino em cinco movimentos, impondo ao solista uma série de desafios expressivos e técnicos.

SERVIÇO:
OSB Série Terra com Guido Sant’Anna
Dia 1º de junho (quinta-feira), às 19h30
Local: Cidade das Artes | Grande Sala (Avenida das Américas, nº 5.300 – Barra da Tijuca)
Ingressos à venda na bilheteria da Cidade das Artes e no site Sympla

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -