- Publicidade -

Oskar Metsavaht e Instituto Burle Marx promovem encontro da moda com a arte

Publicado em:

A parceria de Oskar Metsavaht com o recém-criado Instituto Burle Marx germinou duas sementes: uma, a Coleção ‘Jardins Tropicais’, parte do OsklenArtSeries, projeto que busca promover o encontro da moda com a arte, em colaboração com as instituições culturais e seus artistas, com coleções de série limitadas e revertidas, contribuindo para a manutenção da missão de preservação de legado histórico e artístico de nossa cultura. A outra semente germinada, está em exibição no studio OM. art, é a videoinstalação: ‘Jardins Tropicais – uma Dança’, que traz os desenhos modernistas de Roberto Burle Marx para além do plano bidimensional, uma fluída sensualidade de seus corpos, transparências e abstrações.

“Me permiti a uma imersão na personalidade criativa do Roberto, me tornar íntimo de seu espírito, de seu olhar e da sua forma de conceber arte. Seus sistemas de formas, cores e ritmos, os elementos que amalgamaram o seu estilo. Esta obra é uma dança do Roberto com sua musa inspiradora, a cultura brasileira na exuberância da nossa natureza e de nossa etnicidade que, envoltos de seus desenhos modernistas, formam este ritmo imagético, espiritual “, diz Oskar Metsavaht, artista, Fundador e Diretor de Criação e Estilo da Osklen, Embaixador da UNESCO para Sustentabilidade e Embaixador da ONU para a Década dos Oceanos.

Essa parceria exalta a importância da obra paisagística do artista para a valorização dos biomas nacionais, assim como a preservação e difusão do acervo legado por ele para Haruyoshi Ono, seu sócio por quase 3 décadas e então responsável pelo seu estúdio de projetos até 2017. Ao todo, são mais de 120 mil itens que variam entre plantas de paisagismo originais, croquis, desenhos, fotos e outros materiais preservados. Fascinado pela diversidade da vegetação nativa, Burle Marx foi um dos primeiros paisagistas a explorar essa riqueza botânica em projetos nos anos 30. Seu trabalho foi fundamental para a valorização das florestas tropicais, em suas pesquisas descobriu diversas espécies de plantas que levam o seu nome.

SERVIÇO:
Visitação: até 21 de maio 2023
Horários: 5ª a 6ª feiras – 14h às 20h – Sábados – 12h às 20h – Domingos — 12h às 18h
Local: studio OM. art – Rua Jardim Botânico, 997 – Rio de Janeiro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -