- Publicidade -

Jardim Botânico do Rio oferece visitas guiadas ao Orquidário em cinco idiomas

Publicado em:

Uma das áreas mais visitadas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Orquidário terá, no mês de agosto, visitas guiadas em cinco idiomas: português, inglês, francês, espanhol e italiano. Os visitantes poderão apreciar a beleza de parte do acervo, que conta, atualmente, com cerca de 9 mil orquídeas de variadas origens, entre nativas, exóticas e híbridos, e suas flores, com diversidade de cores, formas, tamanhos e aromas.

Orquidário
Foto: Ester Santos

Aliás, o passeio abrangerá também o jardim das orquídeas, área externa do Orquidário, que oferece ao público um panorama da família Orchidaceae por meio de setores dedicados aos biomas brasileiros, habitat e distribuição geográfica.

“O Jardim Botânico do Rio de Janeiro apresenta uma significativa coleção botânica de orquídeas nativas do Brasil. Há também de outros países da América Tropical, Ásia, Oceania e África, oferecendo um vasto panorama da grande variedade existente. A orquídea está entre as famílias botânicas que mais suscitam a atenção do público, sobretudo em função da atração quase mística que exerce sobre as pessoas, devido à beleza, diversidade e exuberância de suas flores. Como também temos recebido muitos visitantes estrangeiros, resolvemos promover as visitas guiadas em outras línguas”,  destaca Delfina de Araujo, curadora da coleção de orquídeas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

As visitas guiadas serão oferecidas às segundas, terças e sextas-feiras, com duração de 40 minutos. Cada grupo terá, no máximo, seis participantes. Às segundas-feiras, com início ao meio-dia, ocorrerão as visitas em espanhol e francês. Já às terças-feiras, às 11h, terão início os passeios em português, inglês e italiano. Às sextas, às 11h, a visita guiada será em inglês, e, ao meio-dia, em português e francês.

A estufa de vidro do Orquidário é um espaço multifuncional. Além de educador, é também de cultivo e deleite visual e olfativo. Já o jardim das orquídeas tem setores como Madagascar, Oceania, Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado.  Além disso, há também um setor dos afloramentos rochosos (inselbergs) comuns nas regiões Sudeste e Sul, onde é cultivada a Cattleya lobata, que tem uma área de dispersão bem limitada e é ameaçada de extinção. O visitante também poderá apreciar o Epidendrum denticulatum, que está em floração com suas delicadas e pequenas flores lilases.

Integrante de uma instituição científica, o Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro tem como objetivo primordial o cultivo de orquídeas, coletadas na natureza por pesquisadores do Jardim e alunos da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ) para fins de estudo. O Orquidário é composto por diversos espaços. Além da estufa de vidro, conta com áreas externas e locais de cultivo com acesso apenas para pesquisadores.

Serviço:
visitas guiadas ao Orquidário em cinco idiomas no mês de agosto
Segundas-feiras (7, 14, 21 e 28/8), às 12h – espanhol e francês
Terças-feiras (1, 8, 15, 22 e 29/8), às 11h – português, inglês e italiano
Sextas-feiras (4, 11, 18 e 25/8), às 11h – inglês; às 12h – português e francês
Local: Orquidário
Inscrições gratuitas: (21) 3874-1808/3874-1214, e-mail cvis@jbrj.gov.br ou Centro de Visitantes, com acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -