- Publicidade -

Museu da Chácara do Céu inaugura exposição sobre gravuras

Publicado em:

Os Amigos da Gravura foi criado por Raymundo de Castro Maya na década de 50 e retomado em 1992 pelos Museus Castro Maya. Com o objetivo de incentivar a gravura, o colecionismo e os artistas nacionais, ele promove a criação de obras exclusivas para o projeto e proporciona aos artistas participantes a realização de uma exposição individual no Museu da Chácara do Céu.

O projeto, que completa 70 anos, é um dos mais tradicionais da cena artística carioca e já recebeu a criação de grandes nomes de nossas artes visuais tais como Goeldi, Fayga Ostrower, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Waltércio Caldas, Beatriz Milhazes, Sued, Palatnik, Cildo Meireles, entre tantos outros.

Nesta edição o artista convidado é Heberth Sobral (1984), indicado ao Prêmio PIPA 2023.
Sobral é um artista que coloca temas polêmicos e sociais do cotidiano em discussão. Começou a sua carreira artística quando fez um curso de fotografia que o levou a ser convidado por Vik Muniz para trabalhar como seu assistente. Heberth desenvolve projetos em que utiliza o suporte de azulejos, pinturas, desenhos, cédulas e bonecos para construir a sua própria linguagem, sempre voltada para a representação das memórias do cotidiano, onde aborda temas de comportamento, pensamentos e atos realizados através de uma cultura. Fazendo sempre algo presente na vida de todos, a ideia do artista é levar o expectador para dentro da sua obra por meio de uma lembrança.

A obra criada por Heberth Sobral especialmente para Os Amigos da Gravura é uma fotografia digital denominada “Mata”, na qual retrata uma floresta onírica com espécies vegetais compostas por fragmentos das figuras do boneco Playmobil, marca registrada da poética criativa de Sobral.

A tiragem é super limitada composta de 2 P.A.s (provas de artista) e 20 exemplares para o Projeto, dos quais 1 entra para o acervo dos Museus Castro Maya, algumas são doadas a outras instituições e o restante é vendido a preços atrativos.

A exposição temporária acompanha o lançamento da gravura e apresenta nove pinturas de igual temática, executadas sobre chassis de madeira e também em portas e janelas recicladas.

Além disso, o Espaço Contemporâneo do Céu que inaugura agora no Terraço Panorâmico do Museu da Chácara do Céu que tem o intuito de trazer a Arte Contemporânea para escoltar os panoramas cinematográficos do Rio que se descortinam desse mirante. É um espaço democratizado, gratuito para todos, todos os dias da semana.

Heberth Sobral criou 2 obras para este espaço, com usos diferenciados do azulejo. O “Banco H”, é um banco-escultura que utiliza azulejos estampados industrialmente com a padronagem que remete aos fragmentos de corpos do boneco Playmobil, característicos de sua obra.

Os murais “IL Giardino di Manuela” I e II, por sua vez são compostos de azulejos pintados a mão e trazem o tema das Matas e Florestas, não naturalistas, com árvores desenhadas como seres cuja origem espelha, ainda que remotamente a espécie humana (na verdade, mais uma vez, aparecem aqui os fragmentos de corpos do boneco Playmobil).

Serviço
Visitação: De 15 de julho até 20 de novembro de 2023
Diariamente, exceto terças-feiras, das 12 às 17h
Espaço Contemporâneo do Céu 2023- Heberth Sobral: exposição permanente
Terraço panorâmico do Museu da Chácara do Céu
Diariamente, das 9 às 17h
Gratuito para todos
Local: Museu da Chácara do Céu fica na Rua Murtinho Nobre 93 Santa Teresa
museuscastromaya.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -