- Publicidade -

Circuito das Artes do Jardim Botânico completa 25 anos

Publicado em:

Circuito das Artes do Jardim BotânicoNo mês de agosto, o Circuito das Artes do Jardim Botânico completa 25 anos e terá uma programação especial para os amantes de arte, cultura e boa gastronomia. Nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, dois finais de semana seguidos, reunirá cerca de 80 expositores de moda, decoração, design, cerâmica, fotografia, pintura, papelaria, escultura e terá diversas atividades como oficinas de teatro, acrobacia e arteterapia. Tudo isso, além de um festival de corais e o 16º Circuito Gastronômico com oito restaurantes participantes.

Idealizado pelas artistas Cattia Capistrano e Gabriella Civitate, o Circuito percorre as ruas Jardim Botânico, Faro, Lopes Quintas, Visconde de Carandaí, Pacheco Leão e arredores, celebrando a cultura e os artistas locais, promovendo um dos eventos mais charmosos da Zona Sul carioca. Na edição especial de 25 anos, são esperadas cerca de 13 mil pessoas.

“̈É um imenso orgulho chegar a 25a edição do evento, trazendo na bagagem o sucesso e a alegria que o Circuito das Artes do JB propícia, promovendo o crescimento e a divulgação da arte, da cultura e do empreendedorismo de pequenos produtores. Vale ressaltar que dedicação, perseverança, responsabilidade e respeito são ingredientes fundamentais nessa fórmula de sucesso”, menciona a produtora Gabriella Civitate.

Como toda celebração merece uma atividade especial, a 25a edição do Circuito das Artes do Jardim Botânico irá realizar duas ações durante o evento. Todos os ateliês e lojas participantes estarão recebendo livros e agasalhos para doação. Os livros serão destinados para o projeto Favelivro que, desde 2012, espalha bibliotecas comunitárias pelas comunidades do Rio de Janeiro com o objetivo de incentivar a educação e a cultura, democratizando o acesso à leitura. Já os agasalhos serão doados para o Instituto da Criança, uma organização que cria, desenvolve e gerencia projetos de educação e desenvolvimento social, além de patrocinar projetos parceiros, realizar eventos e campanhas de captação de recursos.

“O Circuito tem uma tendência forte em unir pessoas e instituições com o propósito de promover ações sociais ligadas às comunidades e ao meio ambiente, com isso incentivar os visitantes a conhecer e se envolver com questões humanitárias e ambientais”, acredita a produtora Cattia Capistrano.

Como já é tradição, o evento terá, em paralelo, a 16ª edição do Circuito Gastronômico que, neste ano, reunirá 8 restaurantes da região com pratos exclusivos. São eles: Maguje, de comida contemporânea; Prana, de comida vegetariana; Escama, de frutos do mar; Grado Restaurante, italiano; Sud, o Pássaro Verde, da chef Roberta Sudbrack; Ella Pizzaria; Espaço Gourmet na Sauer Danças; e o bistrô Absurda Confeitaria.

Entre as atividades, O Tablado estará de portas abertas nos quatro dias de evento apresentando a metodologia dessa tão aclamada escola de atores no sábado, 19; um Festival de Corais no Jardim da Mangueira no simpático galpão de Bel Lobo com o Coro Come como um dos convidados; aula aberta de acrobacia aérea com a galera do Espaço Lunático; um bate papo sobre os 25 anos do Circuito das Artes promovida pelo JB em Folhas & Histórias nos domingos 20 e 27; uma palestra com o tema: Arte e terapia em C. G. Jung, seguida de oficina de desenho no dia 19; e lançamento do livro ‘O brechó chique da Keka’, de Helen Pomposelli com oficina de Arteterapia para crianças no dia 20. Em todos os dias e horários do evento haverá a Exposição de João Rivera na Casa Caminhoá.

 Criado em 1998, o Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu pela primeira vez para homenagear o 190º Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, abrindo os ateliês do bairro para visitação. Com criação e coordenação das produtoras e artistas plásticas Gabriella Civitate e Cattia Capistrano, o principal objetivo é reunir os artistas do bairro. Completando 25 anos em 2023, o Circuito das Artes do Jardim Botânico é um dos eventos de maior expressão para o lançamento de pequenos empreendedores e voltado cada vez mais para a sustentabilidade.

Serviço:
25º CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO
Data: 19, 20, 26 e 27 de agosto
Horário: 12h às 19h
Local: Jardim Botânico e Horto
Site oficial e programação: http://www.circuitodasartes.com.br
Instagram: @circuitodasartesjb
Evento gratuito

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -