- Publicidade -

Cyclophonica homenageia o músico Hermeto Pascoal

Publicado em:

A Cyclophonica – Orquestra de Bicicletas é o único grupo do mundo que produz música montado em bicicletas, com instrumentos originais criados e adaptados. Este ano, a Cyclophonica realiza cinco concertos ciclísticos musicais nos entornos de Arenas e Lonas Culturais da Prefeitura do Rio. As apresentações incluem passeios e performances por ruas, praças e parques, e shows no interior de alguns desses equipamentos culturais.

As apresentações da orquestra móvel visam também preencher uma lacuna importante na programação cultural das localidades escolhidas. O projeto dará o seu pontapé inicial com uma homenagem especial ao músico multi-instrumentista e compositor alagoano Hermeto Pascoal. A apresentação se inicia com uma serenata musical dedicada a Hermeto, na porta do prédio onde o músico reside, na Praça do Jabour. Em seguida, o grupo faz um cortejo sonoro nos arredores da Praça.

O repertório da Cyclophonica é variado: desde temas indígenas, passando por todos os gêneros de música popular e erudita. Neste projeto, o grupo inclui sucessos pontuais dos artistas que dão nome aos equipamentos municipais. As apresentações da Cyclophonica duram em média uma hora, em que são percorridos em torno de 10 km, aproximadamente. O diferencial é que o repertório é tocado em movimento e o público participa de forma gratuita pedalando junto, filmando, assistindo, cantando, aprendendo a tocar os instrumentos e interagindo com os músicos.

Os próximos locais das apresentações são:, Praça Santa Emiliana: Rua Santa Engrácia, no IAPI (Greip), da Penha – com passeio sonoro no entorno coordenado pela Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró; Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/n esquina com Av.Litorânea – Pedra de Guaratiba, com passeio sonoro no entorno, acompanhado pelas coordenadoras da Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha e alunos da escola Rivadávia; Praça do Barro Vermelho, em frente à Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim – Pechincha, Jacarepaguá, com passeio no entorno; e Feira da Pavuna e entornos até a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Pavuna.

 A Cyclophonica nasceu em 1999, na cidade do Rio de Janeiro e conta com 10 músicos profissionais, atuando ininterruptamente desde sua fundação. Nos 24 anos de atividades, a Cyclophonica estabeleceu uma formação coesa e extremamente qualificada e estreitou vínculos com diversos espaços, personalidades, comunidades e projetos de cultura e ciclismo no Brasil e no mundo.

Com mais de 300 performances já realizadas, percorreu mais de 200 km em vias públicas e também realizou shows em teatros, colóquios, festivais e outros. Trata-se de um tipo de concerto alternativo aos formatos das salas tradicionais com viés de performance urbana – uma modalidade artística, que interroga também as discutíveis fronteiras entre música erudita e popular. As apresentações da orquestra móvel atraem público descontraído, amplo e diversificado de todas as idades, que participa assistindo, pedalando, filmando, criando e aprendendo a tocar os instrumentos. A proposta partilha ideais de educação, tolerância, respeito e fraternidade por onde passa.

Serviço
Homenagem ao músico Hermeto Pascoal
Local: Praça Elias Jabour, Bangu e entornos
Dia: 19/08
Hora: 11h às 14h

A Cyclophonica – Orquestra de Bicicletas segue para a Penha, na Praça Santa Emiliana, IAPI da Penha, e entornos, no dia 10 de setembro, a partir das 11h. O ponto de encontro será no GREIP da Penha, Rua Santa Engrácia, e contará com o apoio da Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -