- Publicidade -

Rita Benneditto no Sesc Duque de Caxias

Publicado em:

Em “Rita Benneditto convida Jaime Alem”, a voz da cantora e as violas e violões do maestro passeiam por um repertório que vai de canto indígena a Arlindo Cruz, de Gilberto Gil.

Para dar sequência ao lançamento, Rita e Jaime voltam aos palcos no circuito SESC RJ, em série de shows selecionados pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar.

“Rita Benneditto convida Jaime Alem”, o disco recém lançado, é um recorte do espetáculo que vem rodando o Brasil, marcado pela riqueza do encontro da voz da cantora com os timbres dos instrumentos de corda do maestro, e foi cuidadosamente pensado para que fosse mais do que uma simples transposição. No estúdio, elas ganharam novas cores, novas leituras que acrescentaram mais recheio às músicas.

Como conta Leonardo Lichote no release sobre o álbum, a história da parceria de Rita e Jaime remonta há mais de uma década atrás. Em 2008, ele foi convidado para ser o diretor musical do show “Três Meninas do Brasil”, que reunia Rita, Jussara Silveira e Teresa Cristina. O projeto foi gravado, virou CD e DVD, mas a Rita tinha o desejo de dar prosseguimento à sua conversa com o maestro.

A ideia ficou adormecida por um tempo. Até que um dia Rita fez o convite para que Jaime (que por anos foi o maestro de Maria Bethânia) montasse um show com ela. Conhecida por trabalhos enérgicos e dançantes como “Tecnomacumba” e “Samba de Benneditto”, ela queria desta vez mostrar uma face acústica, delicada, com canções que ainda não havia gravado. Juntos, Rita e Jaime pensaram então o repertório e a sonoridade do espetáculo a partir das cordas como a grande metáfora. Ela se refere tanto às cordas vocais, as cordas dos instrumentos do maestro, quanto às cordas do coração. Aquelas pelas quais, em sentido figurado, passam os sentimentos de amor, amizade, solitude e saudade, somados a ideia de pertencimento a um chão desenhado em todas as músicas, tanto no show como no álbum que agora tomou forma.

Em “Rita Benneditto convida Jaime Alem”, a cantora dá continuidade à inquietação criativa e ao desejo de experimentar – sem perder a coerência e a assinatura artísticas que a transformaram numa referência de qualidade na cena musical brasileira.

 SERVIÇO
Local: SESC Duque de Caxias (Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias)
Data: 28 de abril
Classificação: Livre
Ingressos gratuitos. Disponíveis para retirada a partir das 13h.
Data: 24 de novembro, sexta-feira, às 19h
SESC São Gonçalo Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -